Câmara Municipal exalta pioneirismo e liberdade do povo mossoroense

A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado - Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Mossoró realizou, na noite dessa sexta-feira (29), sessão solene em homenagem à abolição da escravatura em Mossoró, ocorrida 5 anos antes da Lei Áurea, que libertou os escravos no restante do país. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado e, na ocasião, foram entregues Títulos de Cidadão Mossoroense e Medalhas de Reconhecimento a pessoas com relevantes serviços prestados ao município.
A presidente da Casa Legislativa, vereadora Izabel Montenegro, reforçou o intuito da solenidade, de homenagear personalidades e relembrar o pioneirismo mossoroense. “Esta é uma data que deve ser sempre festejada. Mossoró se mostrou pioneira não apenas ao libertar seus escravos, mas em vários feitos de liberdade, como o primeiro voto feminino e a resistência ao bando de Lampião”, disse.
A prefeita Rosalba reconheceu a importância da sessão solene realizada pela Câmara Municipal e convocou a sociedade mossoroense para defender o espírito de liberdade. “Essa solenidade faz parte dos festejos de Mossoró Terra da Liberdade. É um reconhecimento à resistência e espírito libertário do nosso povo. A nossa luta por novas liberdades é contínua”.
Entre os agraciados com a honraria, o desembargador do Tribunal de Justiça do RN, Cláudio Santos. A presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro foi a vereadora autora da proposição ao magistrado pelos seus relevantes serviços prestados àquele município e a Região Oeste potiguar. Graduado nos cursos de Jornalismo e Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Cláudio Santos têm mais de 30 anos de atividades profissionais ligadas ao Direito.