Juiz nega recurso e Luiz Almir vai apelar ao Tribunal de Justiça contra afastamento

O vereador foi condenado por desvio de recursos públicos no governo do RN - Reprodução
O juiz Bruno Lacerda, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, rejeitou um recurso do vereador Luiz Almir, contra uma decisão de afastamento do cargo, publicada na semana passada. A defesa do legislador entrou com um embargo de declaração na última sexta-feira (22), mas o pedido foi negado pelo magistrado, porque ele entendeu que os advogados queriam que a sentença fosse modificada, que deveria ser feito por meio de uma apelação às instâncias superiores da Justiça.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, um embargo de declaração é um recurso feito pela defesa, perante o mesmo juiz que preferiu a sentença, para questionar possíveis omissões ou contradições na decisão. O magistrado entendeu, porém, que o pedido da defesa argumentava contra a sentença, o que deve ser feito no TJ/RN.

Com isso, de acordo com a Justiça, segue mantida a suspensão do exercício do mandato, que afirma que a aplicação da decisão é imediata. A CMN tem um prazo de 15 dias para que sejam tomadas as medidas necessária à execução da sentença.

Segundo a assessoria do vereador, ele vai recorrer da decisão no Tribunal de Justiça até a próxima sexta-feira (29) e continuará no cargo, pelo menos até uma decisão em segunda instância. “O vereador está tranquilo, confia na seriedade da Justiça e acredita que em breve tudo será esclarecido”, informou.

A decisão judicial é de um processo que tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública, e envolve uma denúncia do Ministério Público por improbidade administrativa na nomeação de cargos comissionados no gabinete do então vice-governador Fernando Freire, na época (1995 – 2002). Freire está preso desde 2015.