No Rio Grande do Norte, 2,8 mil famílias voltam ao Bolsa Família

De 2012 a 2016, foram cadastradas 32.260 novos beneficiados (Reprodução)

A crise econômica que desencadeou o aumento no número de desempregados no Rio Grande do Norte levou mais famílias a recorrerem ao Programa Bolsa Família. De 2012 a 2016, foram cadastradas 32.260 novos beneficiados.

A maior parte deles, 11.515, retornou aos cadastros do benefício no ano passado, quando o Estado registrou, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) a maior incidência de desocupados desde 2012, que foi de 14,7%.

Este ano, 2.850 famílias já retornaram no programa. Atualmente, 324 mil famílias recebem recursos do Bolsa Família no Rio Grande do Norte. Em julho passado, as transferências federais para os cadastrados somaram R$ 57,7 milhões.

“A crise provocou uma grande onda de desemprego no país todo e também no Rio Grande do Norte. Isso contribuiu para a ampliação pela procura do benefício, com a inscrição de mais famílias no Cadastro Único para a transferência direta de recursos que é o Programa Bolsa Família”, analisou o coordenador estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, Jairo Maia, da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (SETHAS/RN).