“Meu nome está à disposição do Rio Grande do Norte”, diz Tião Couto

Empresário Tião Couto (PSDB) - Divulgação

Por Tiago Rebolo
Portal Agora RN

O empresário Tião Couto (PSDB), segundo colocado na disputa para a Prefeitura de Mossoró nas eleições de 2016, afirmou, em uma menção à possibilidade de se candidatar ao Governo do Estado, que seu nome “está à disposição do partido e do Rio Grande do Norte” para o pleito de 2018.

“Ninguém é candidato de si próprio, mas meu nome está à disposição se for necessário”, declarou o empresário ao Portal Agora RN/Agora Jornal, defendendo que a sua legenda tenha candidaturas próprias para os cargos de deputados estadual e federal, senador e governador na eleição do ano que vem.

Dentro dessa perspectiva, Tião reconhece que tem conversado com membros da classe produtiva do estado a fim de discutir alternativas políticas e econômicas para o Rio Grande do Norte. Em relação a isso, ele defende que empresários participem mais do processo político, reiterando um movimento que ganhou intensidade nos últimos anos e que foi assunto de reportagem deste Agora Jornal de quinta-feira 11.

“É inevitável que a classe produtiva se envolva mais na política. Passamos a vida inteira delegando poderes a políticos profissionais cuja atividade principal é a política. O poder é passado de pai para filho. Neste momento, o Brasil precisa de gestores para sair da crise”, comenta.

De acordo com o empresário, a gestão pública precisa de atores da iniciativa privada para ter mais eficiência e economicidade. “O país não precisa mais de políticos que não honram, muitas vezes, os compromissos. Tem que fazer como na empresa, gerenciar com o que tem. É preciso administrar para o povo, não para alguns”, afirma.

Em relação aos líderes empresariais com quem tem conversado sobre o assunto, Tião admite contatos com Marcelo Alecrim, da AleSat Combustíveis, e com o ex-senador Fernando Bezerra, da Ecocil. “Temos conversado com a classe produtiva sim. Alecrim é meu amigo… Fernando Bezerra é apoiador deste projeto. Ele entende que essa é a saída. Não podemos deixar de pensar no Rio Grande do Norte. Precisamos fazer com que o estado saia dessa situação atual”, assinala.

Tião Couto evita citar possíveis nomes para a disputa do ano que vem. Ele conta que o projeto – denominado “RN Melhor” – é “de equipe, de grupo, não individual”. “Nós estamos discutindo isso, mas deixando a coisa andar. Vamos estar juntos apoiando um nome, e as opções à altura serão discutidas. Não há intenção de alimentar ego pessoal. Queremos ajudar, colocando o melhor lá”, pontua.

O empresário não descarta a possibilidade de o PSDB apoiar a candidatura de outro partido, mas afirma que, a preço de hoje, “o partido terá o seu candidato”. A assertiva foi confirmada, inclusive, durante a convenção partidária realizada no último sábado 13 em Mossoró. “Estamos preparados para ser a maior bancada do Rio Grande do Norte e queremos o PSDB como um dos maiores partidos do país. Vamos discutir o Estado e a política do Brasil”, conclui.