Assembleia Legislativa do RN lança novo site com foco na interatividade

Se os novos tempos demandam maneiras diferentes de comunicação, com agilidade e transparência, quando se trata do poder público, a Assembleia Legislativa não poderia ficar dessintonizada desse novo período. Foi pensando nisso que o setor de comunicação da Assembleia pensou um novo portal para o cidadão, completamente intuitivo, ou seja, na nova ferramenta, o internauta é automaticamente guiado de acordo com o conteúdo que busca.

E não é só. O novo site traz seções que até então não existiam, ampliando o alcance de serviços como o Procon, Assembleia Cidadã e Procuradoria Legislativa, que ganham agora suas próprias páginas, onde o internauta poderá checar todos os serviços. Por exemplo, se no antigo site todas as informações de utilidade ao público sobre defesa do consumidor eram espalhadas em várias notícias, no novo site, tal conteúdo vai estar completamente agregado à seção do Procon, e com um aditivo: serviço de atendimento e orientações já estarão prontamente acessíveis.

Para facilitar a navegação, a nova ferramenta foi pensada para ter visual leve, com contrastes para botões que indique para o internauta o que ele pode fazer com aquele conteúdo. Além disso, as opções de contrastes foram concebidas para facilitar a leitura de quem pode ter problemas visuais, daí a opção de aumentar o tamanho da fonte ou ler em modo noturno, quando se diminui a incidência do brilho do monitor.

Outra novidade para facilitar para o internauta são algumas das seções incluídas, como TV e Rádio Assembleia. Ao clicar nos ícones dos dois serviços, o material que cada um reproduz já aberto em sua respectiva página, com mais conteúdo noticioso disponibilizado.

A nova ferramenta também congrega em um mesmo espaço os serviços e departamentos mais demandados do Legislativo. Assim foram agrupado em um mesmo espaço os canais de acesso ao Memorial, Escola da Assembleia, Assembleia Cidadã, Procon, Boletim Eletrônico, Portal da Transparência, Procuradoria e acesso interno para o servidor.

Abrir a Assembleia à sociedade potiguar tem sido a marca da atual gestão. Com a ampliação e incremento da atuação nos meios de comunicação, o Poder Legislativo tem o seu trabalho acompanhado cada vez mais pela população do Rio Grande do Norte, seja através da TV, Rádio, Internet e redes sociais. Para isso, um trabalho coordenado vem sendo desenvolvido e tem conquistado resultados.

A TV Assembleia, que já está com sinal disponível na operadora de TV por assinatura NET, também está ampliando o seu sinal aberto, chegando a cada vez mais cidades no interior do Rio Grande do Norte. Na programação, além de programas de entretenimento, esportes e jornalísticos, todas as audiências públicas, sessões solenes e sessões são transmitidas, contribuindo para que os potiguares acompanhem a atuação dos parlamentares. Porém, essa não é a única ferramenta para o acompanhamento do cotidiano do Poder Legislativo.

Através do website www.al.rn.gov.br, todos os pronunciamentos em plenários, audiências públicas e projetos de lei são divulgados para todos que têm acesso à rede mundial de computadores. Também no site, os internautas podem ter acesso a imagens, assistir a programação da TV Assembleia e acompanhar a programação da Rádio Assembleia, que produz diariamente um programa com os deputados e que é encaminhado a dezenas de rádios pelo interior do Estado e na capital. Um novo site, inclusive, está sendo finalizado e em breve estará no ar, com novas funções e ainda mais intuitivo para a navegação dos internautas – que ainda têm outras opções para se informar sobre a rotina da Assembleia.

As redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens têm sido ferramentas importantes para aproximar a população do Poder Legislativo. Através do Whatsapp, o boletim informativo diário, com notícias produzidas pela Coordenadoria de Comunicação e encaminhadas a quase 900 jornalistas por dia, é encaminhado a milhares de potiguares, que também acompanham as notícias e campanhas pelas contas da Assembleia (@assembleiarn) no Twitter, Instagram e Facebook.