Programa Ronda Cidadã é apresentado para Mossoró

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), apresentou à imprensa todos os passos da implantação do programa Ronda Cidadã, no município de Mossoró, nesta quarta-feira (11). Na ocasião, o governador Robinson Faria entregou tablets para serem instalados nas viaturas, além de equipamentos de proteção individual e uma base móvel para o projeto.

O programa Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem que haja prejuízo no policiamento repressivo. Inicialmente, o projeto abrigará quatro bairros (Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim e Paredões) atendendo uma população de 62 mil habitantes.

Um das fases da implantação do Ronda é a implementação dos avanços tecnológicos. “É importante ressaltar que o programa é composto de várias etapas. Começamos hoje com a instalação dos tablets e faremos logo em seguida a capacitação dos policiais. Por isso, iniciaremos o Ronda no dia 06 de março, em pleno funcionamento”, apontou o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra.

Os tablets – equipamentos recebidos durante a Copa do Mundo de 2014 – serão instalados nas viaturas permitindo saber em tempo real a localização, as escalas operacionais e a rotina diárias das equipes. A tecnologia de comunicação foi desenvolvida sem custo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A capacitação dos envolvidos nas ações é outro aspecto considerado pelo programa. Na próxima segunda-feira (16), as Polícias Civil e Militar iniciarão os cursos com 30 agentes da segurança que atuarão no Ronda. As reuniões com os conselhos comunitários, um dos principais pilares do Ronda Cidadã, será realizada pelo Corpo de Bombeiros.

O evento contou também com a presença do comandante Corpo de Bombeiros, Sócrates Vieira, e do Delegado Geral da Polícia Civil, Claiton Pinho.