Secretária reúne diretores e anuncia algumas ações da Educação em Caicó

Nesta segunda-feira (09), a secretária de Educação de Caicó, Lúcia Gregório, reuniu os diretores de escolas da rede municipal no Centro Administrativo, onde houve a apresentação da equipe da secretaria e foram discutidos vários assuntos, entre eles a Semana Pedagógica, reforma de unidades escolas, início do ano letivo e projeto Mais Educação. Também participaram da reunião o secretário municipal de Planejamento e Articulação Institucional, Marcelo Coelho dos Santos; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diego Vale; o coordenador de Esportes, François de Araújo (Poposa); e a coordenadora de Cultura, Anna Jailma.

Lúcia Gregório destacou que, ao visitar as escolas do município, ela constatou que os estabelecimentos de ensino necessitam de uma reforma urgente. “Vamos priorizar aquelas de extrema necessidade. Na Escola Mateus Viana, a nova gestão vai fazer o refeitório e aumentar a cozinha. A referida unidade já funcionando na sede onde estava a estrutura da Escola Estadual Iracema Trindade, no bairro João XXII”, disse Lúcia Gregório.

Também foi visitada a Escola Municipal Maria Jorge Fernandes, no bairro João Paulo II, as creches São José (Paraíba) e Gente Feliz (Recreio). O ano letivo será iniciado no dia 13 de fevereiro.

As reuniões acontecerão durante três dias. A secretaria elaborou um cronograma para receber as necessidades e repassar alguns informes.  A Semana Pedagógica vai começar no dia 31 de janeiro de 2017, sendo que nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro o evento será desenvolvido nas escolas.

Matrículas

As matrículas continuam abertas na rede municipal de ensino e as aulas começam no dia 13 de fevereiro de 2017, seguindo o mesmo calendário da rede estadual de ensino.

Transporte escolar da zona rural

A secretária Lúcia Gregório informou uma boa notícia aos estudantes da zona rural. “Quero tranquilizar os pais dos alunos que residem na zona rural. Toda documentação já está sendo providenciada e, no primeiro dia de aula, o transporte já estará funcionando”, confirmou.

Programa Mais Educação

Lúcia Gregório ainda ressaltou que a secretaria de Educação vai continuar desenvolvendo o Programa Mais Educação, que atualmente passa a ser chamado Novo Mais Educação. Será feita uma parceria com o Centro Cultural Adjuto Dias e a intenção é levar os alunos do projeto para o teatro e fazer uma grande interação através da arte e a cultura.

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do ministério da Educação, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Em 2017, o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.