‘Prontos para guerra’, presos amanhecem novamente sobre o teto de Alcaçuz

Detentos do Sindicato do Crime exibem bandeiras onde pedem a saída do PCC do presídio - Avener Prado / Folhapress

A rebelião ocorrida no último fim de semana e que terminou com o saldo de 26 mortes até então continua repercutindo dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, palco da chacina. Desde esta segunda-feira (16), os presos estão em cima dos telhados dos pavilhões, alguns com camisas cobrindo o rosto, e a rotina de ameaças a rivais de outras alas continua.

Nesta terça-feira (17), os detentos pertencentes a facção criminosa Sindicato do RN já amanheceram na mesma condição em que encerram o dia anterior: sobre os telhados. Os primeiros gritos de ordem foram perceptíveis pela imprensa presente no local: “estamos prontos para a guerra”, disse um deles, segundo a reportagem da Tribuna do Norte.

Sindicato domina presídios potiguares

As autoridades de segurança do Rio Grande do Norte estimam que 28 das 32 unidades prisionais do Estado sejam dominadas pelo Sindicato do Crime (SDC), facção aliada ao Comando Vermelho e alvo do ataque de sábado (14).

Os 26 assassinatos podem desencadear uma reação nas outras cadeias onde a minoria é de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) ou de detentos considerados neutros. O Governo do Estado já declarou sinal de alerta.

Tribuna do Norte