Produção de energia eólica no RN cresce 39% de janeiro a abril

Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do país - Divulgação

Por Tiago Rebolo
Portal Agora RN

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostram que o Rio Grande do Norte registrou, ao longo dos primeiros quatro meses deste ano, um aumento de 39% na produção de energia eólica em operação comercial no Sistema Interligado Nacional (SIN). A média de crescimento potiguar é superior à média nacional, que foi de 30% em relação ao mesmo período de 2016.

Com o resultado, o estado mantém a liderança na produção brasileira, com 1.087 MW médios, muito à frente da Bahia (678 MW), do Rio Grande do Sul (533 MW) e do Ceará (465 MW), que vêm na sequência.

O número se torna ainda mais surpreendente quando é analisada a capacidade instalada. De janeiro a abril deste ano, o Rio Grande do Norte teve aumento neste quesito de 19%, acrescentando 3.209 MW de capacidade instalada – quantidade um pouco menor de tudo o que foi produzido pelo país nos quatro meses: 3.286 MW. Ao todo, o país teve 10.517 MW de capacidade instalada. O Rio Grande do Norte responde, logo, por mais de 30% disso.

Parque Eólico Alegria I em Guamaré no Rio Grande do Norte – Foto: Emanuel Amaral

Na avaliação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, o crescimento na produção de energia eólica é importante para o Rio Grande do Norte pelo tamanho dos investimentos que são realizados nessa área. “São investimentos elevados, que geram muitos empregos e aumentam a arrecadação dos municípios”, frisa.

Ele pontua, ainda, que a captação de energia eólica é uma das espécies de indústria que se interioriza e leva outros investimentos para outras regiões do estado. “A energia eólica leva vários negócios para o município, como pousadas e empregos, evitando também o êxodo rural”, comenta.

Apesar da alta produtividade, o secretário ressalta que é preciso expandir as linhas de transmissão. “Este é o maior problema da energia eólica. Se produz, mas há dificuldade para transmitir. Se não fosse isso, estaríamos ainda mais na frente, o crescimento seria ainda maior”, finaliza Azevedo.

Em 2016, 81 novos parques geradores de energia eólica foram inaugurados no país, adicionando 2 GW à matriz elétrica brasileira. Com isso, o setor chegou ao final do ano passado com 430 parques instalados, com capacidade geradora total de 10,75 GW. Foram gerados mais de 30 mil postos de trabalho, com investimento de US$ 5,4 bilhões.

No Rio Grande do Norte, segundo levantamento publicado recentemente pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), atualmente há 122 parques eólicos instalados, o que proporciona uma capacidade geradora de 3,3 GW.