Preso em Natal, Henrique Eduardo Alves será transferido para Brasília

Ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro do Turismo no governo Michel Temer, Henrique Eduardo Alves (PMDB), preso na última terça-feira (6/6) no âmbito da Operação Manus, será transferido para Brasília. A decisão é do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal.

Em um desdobramento da Operação Lava Jato, Alves é investigado por participar de um esquema de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal, para a Copa do Mundo de 2014. Segundo a Polícia Federal, o sobrepreço chegou a R$ 77 milhões.

O magistrado do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) acolheu petição do Ministério Público Federal (MPF) que pede o cumprimento e a manutenção da prisão provisória de todos os investigados no Processo Criminal nº 0000206-62.2017.4.05.8400 no Sistema Penitenciário do Distrito Federal. A decisão foi condicionada à aprovação do juiz da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, que concordou com a transferência. Ela deve ocorrer nos próximos dias.

A Polícia Federal também foi comunicada da decisão. No documento assinado pelo juiz, em 7 de junho, ele pede que o Departamento de Polícia Federal (DPF) tome as providências acerca das transferências e dos traslados.

De acordo com o documento, a prisão preventiva de Henrique Eduardo Alves deve ser cumprida na carceragem da Superintendência da Polícia Federal. Os outros presos os investigados com decretação de prisão — Vitor Hugo dos Santos Pinto, José Augusto Ferreira e André Luiz de Souza também devem ser encaminhados ao DF.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com a defesa do ex-ministro de Temer.

Eduardo Cunha
Entre os envolvidos no processo, fica excluído do pedido de transferência apenas o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele permanecerá no Complexo Médico-Penal de Pinhais (PR), onde já se encontra recolhido.