Prefeito Carlos Eduardo está feliz com lixo, Samu e outras pastas

Prefeito do Natal Carlos Eduardo Alves – Reprodução

Portal Agora RN / Coluna do Agora

Não contem com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), nas eleições do ano que vem. Segundo “analistas”, o chefe do Executivo natalense está muito feliz com setores específicos da gestão municipal. E não quer abrir mão dessa felicidade. Carlos Eduardo estaria muito contente, por exemplo, com as gestões do lixo, do Samu, da educação e da saúde, áreas onde a felicidade abunda na atual gestão.

>> Samu. Dentro das áreas de felicidade da Prefeitura de Natal, uma em especial deixaria a primeira-dama, Andreia Ramalho, para lá de feliz. Seria a área do Samu. A gestão tem deixado a secretária municipal de Políticas para a Mulher muito satisfeita. “Andreia Ramalho é uma felicidade só com o Samu”, diz um analista.

>> Planejamento. O presidente do Sindicato da Indústria Moveleira do Rio Grande do Norte (Sindmóveis/RN), Ricardo Bezerra, trabalha para concretizar a oferta de uma consultoria a 20 empresas associadas. O objetivo do suporte é fazer um diagnóstico inicial da situação e das necessidades do processo fabril de cada empresa. Este serviço é subvencionado por FIERN, Sebrae e Senai.

>> Fiscalização. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Natal visitou nesta quinta-feira, 17, lojas de eletrodomésticos no bairro do Alecrim para averiguar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. As visitas foram acompanhadas pelos Procon’s de Natal e da Câmara Municipal e fazem parte do cronograma de ações externas da Comissão. “Nosso objetivo é fazer com que a Comissão de Defesa do Consumidor mantenha o ritmo de extrapolar os muros da Câmara Municipal fazendo com que o consumidor se sinta efetivamente protegido, com os órgãos de defesa in loco, acompanhando, e a Comissão fazendo as adequações que forem necessárias”, afirmou o vereador Kleber Fernandes (PDT), presidente da Comissão.

>> Reunião. O desembargador Cláudio Santos, propenso candidato a governador no pleito de 2018, recebeu lideranças políticas de Janduís e Afonso Bezerra para debater, oficialmente, o problema da segurança no Rio Grande do Norte. Detalhe para a presença também do vice-governador Fábio Dantas (PCdoB).

>> Desembarque. A professora Amanda Gurgel, segunda mais votada na eleição para a Câmara de Natal em 2016 (mas que não se elegeu), concretizou nesta quinta-feira, 17, sua filiação ao PSOL. Ela, ex-PSTU, deverá ser candidata a deputado estadual no ano que vem.

>> Jeitinho brasileiro. Com toda a discórdia, na análise da reforma política, em torno das propostas de sistemas eleitorais, deputados e senadores inventaram um novo modelo que poderá ser implementado no país a partir de 2018: é o “distritão misto”, que combina as características do “distritão” (no qual os mais votados são eleitos, independente da votação do partido) com o voto de legenda. A famosa jabuticaba, que só existe no Brasil.

>> Ovada. O deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC) foi hostilizado e levou uma ovada de uma manifestante durante visita a Ribeirão Preto, interior de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 17. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a cena, que aconteceu dentro de uma cafeteria.

>> Caravana. Outro pré-candidato ao Planalto, o ex-presidente Lula iniciou sua turnê pelo Nordeste que passará por 25 cidades e 10 estados durante vinte dias. A “caravana”, como tem sido denominada a viagem, começou na tarde de ontem, quando o petista foi de metrô para a Arena Fonte Nova, em Salvador. Simpatizantes lotaram a estação Pituaçu. Rolou até banho de pipoca.

>> Erramos. Esta coluna noticiou ontem que o presidente afastado da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (PDT), não havia sido lembrado durante a cerimônia de entrega do título de cidadão natalense ao prefeito paulistano João Dória (PSDB), na última quarta-feira, 16. Porém, ao discursar para a plateia do Teatro Riachuelo em determinado momento, o vereador Cícero Martins (PTB) registrou, sim, que aquela ação havia sido ideia de Raniere. Em outro momento, o próprio Dória também agradeceu a Raniere pela honraria.

>> Prioridades. Enquanto a bancada federal potiguar estava reunida com o presidente Michel Temer, nesta quinta-feira, 17, em Brasília, para tratar de ações de combate aos problemas na área de segurança pública no Rio Grande do Norte, a senadora Fátima Bezerra estava em Salvador participando do início da “caravana” do ex-presidente Lula que percorrerá estados nordestinos pelos próximos vinte dias. Ação que mostra que a senadora está mais preocupada com 2018 (ela é cotada para a eleição também) do que com os problemas do estado.​