Garibaldi Filho acompanha ministro da Integração Nacional no Motores do Desenvolvimento

32ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento em Natal – Foto: Divulgação
O senador Garibaldi Alves Filho acompanhou, nesta segunda-feira (30), a 32ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento, que trouxe para Natal a discussão em torno da crise hídrica do Rio Grande do Norte, com participação do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Esta edição do evento foi coordenada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN), em parceria com o jornal Tribuna do Norte.
O ministro Helder Barbalho apresentou o painel “Estratégias do Governo Federal para a segurança hídrica do RN”, que entre outros assuntos abordou os planos e cronograma da transposição das águas do Rio São Francisco. De acordo com ele, a licitação do eixo Apodi-Mossoró será iniciada no primeiro semestre de 2018 e obras nos meses seguintes.
A obra custará mais de R$ 2 bilhões e poderá beneficiar mais de 1 milhão de pessoas no Rio Grande do Norte, em 95 municípios. Além do painel do ministro, foram apresentados painéis sobre o reuso da água na atividade industrial e o Plano Estadual de Segurança Hídrica.

Para o senador Garibaldi, a união de esforços é fundamental para encontrar alternativas nos momentos de dificuldade a exemplo dos últimos cinco anos de seca e a execução do projeto da transposição. “Ouvimos sugestões e ideias dos mais diversos setores. Todos são unanimes quando o assunto é a urgência da água para no nosso estado. Precisamos de medidas emergenciais e outras permanentes. O ministro Helder nos apresentou boas notícias e como senador me coloco a disposição, assim como a bancada deverá fazer, para destinar recursos”, afirmou.

Com o tema, “Impactos da Crise Hídrica do RN” a 32ª edição do Motores do Desenvolvimento contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Eudo Leite; o diretor geral do jornal Tribuna do Norte, Ricardo Alves; a senadora Fátima Bezerra; secretário estadual de Recursos Hídricos, Ivan Júnior; prefeito de Natal, Carlos Eduardo; o presidente da FIERN, Amaro Sales; além de prefeitos, estudantes e pesquisadores.

32ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento em Natal – Foto: Divulgação