Carlos Eduardo descumpre promessa, não paga salários em dia e revolta servidores

Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) – © REPRODUÇÃO
Portal Agora RN – O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) utilizou seu perfil oficial no microblog “Twitter” no dia 11 de agosto para definir a última terça-feira, 15, como data final para completar 100% dos pagamentos dos servidores natalenses referentes ao mês de julho. O chefe do Executivo, contudo, não conseguiu cumprir sua promessa e parte do funcionalismo segue sem ver seu salário depositado.

Em contato com a reportagem, a titular da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), Adamires França confirmou que, de fato, o prefeito não pôde ainda finalizar os pagamento de julho. De acordo com a secretaria, o novo prazo estipulado é para esta quarta-feira 23. Adamires explicou que o motivo pelo qual não foi possível quitar os compromissos com todos os funcionários da rede municipal foi uma “frustração de receita”.

O município de Natal, todavia, recebeu recursos do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) que injetaram o valor de R$ 9.569.349,40 nas receitas da cidade. Adamires esclareceu que esse montante já foi utilizado – justamente para pagar parte do funcionalismo. Com esse dinheiro utilizado, agora 98% dos trabalhadores receberam seus vencimentos.

Apesar da alta porcentagem, os números não são vistos com contentamento pelos funcionários. A reportagem entrou em contato com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (SINSENAT), Soraya Godeiro. A sindicalista se mostrou frustrada com o atraso e “descompromisso” do prefeito, que pode acarretar em um efeito cascata de salários atrasados.

“Essa história de 98% dos vencimentos pagos nós não temos como averiguar, porque não temos controle da folha – ela não nos é disponibilizada. De toda forma, não nos interessa o percentual, interessa é que esse atraso provoca o atraso da próxima folha, e da próxima, e cria-se um efeito cascata que só gera mais problemas”, lamentou Soraya.

A líder do Sinsenat lembrou que a nova data prometida por Carlos Eduardo para pagar os salários se interpõe à data em que ele deveria estar pagando o salário do mês corrente, isto é, agosto.

“Novamente o prefeito voltou a atrasar os vencimentos. Só que, desta vez, o espaço de tempo foi maior do que nos meses anteriores. Ao invés de reduzir a demora, ele a está aumentando, causando enormes prejuízos para a categoria. O prefeito anunciou nas redes sociais que a folha seria finalizada em torno do último dia 15. Ele novamente não cumpriu sua palavra. Agora a previsão é para a próxima quarta-feira, data em que ele deveria se preparar para pagar a folha de agosto. De acordo com a Lei Orgânica do Município (LOM), ele tem que iniciar os pagamentos no dia 29, praticamente atrasando tudo”, criticou.

Soraya ainda informou que, caso os compromissos não sejam quitados, a categoria confirmará uma paralisação geral na prefeitura para o dia 1º de setembro.

Por fim, o Agora Jornal entrou em contato com George Henrique Bezerra, vice-presidente da Associação dos Auditores do Tesouro Municipal de Natal (Asan), que também garantiu que a classe avalia a possibilidade de paralisar suas atividades.

“É um desrespeito com a categoria e é uma mensagem errada que o prefeito passa para a população. O prefeito diz que vai quitar a folha e não quita. Vamos definir quais serão as atitudes da categoria, e as informações que a gente vai levar para a sociedade diante das falsas colocações que o prefeito expõe na imprensa e redes sociais acerca do cumprimento da folha. A paralisação das atividades não está descartada”, declarou.