Banco do Brasil apresenta prazos para reabrir agências fechadas no RN

Agência do Banco do Brasil (Foto: Fábio Motta/Estadão)
Os municípios do Rio Grande do Norte voltarão a contar com as agências do Banco do Brasil que foram fechadas após explosões e atentados criminosos. Após a solicitação da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) para a abertura de procedimento administrativo contra o banco pelo Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/RN), a instituição apresentou um calendário com as datas previstas para reabertura de 15 agências bancárias no interior do estado.

Desde o último mês de maio, a FEMURN vem atuando para reabrir as agências bancárias no interior do RN. A Federação tratou do assunto com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN, e participou de audiência pública na Assembleia Legislativa do RN, promovida pelo deputado estadual Hermano Morais, que debateu o fechamento de bancos nos municípios.

Posteriormente, a FEMURN pediu ao Coordenador do PROCON/RN, Cyro Benavides, a abertura de procedimento contra bancos que estão ignorando os pleitos das cidades. A ação de multar os bancos seguiu exemplo dos estados de Pernambuco e da Paraíba, onde as unidades do PROCON aplicaram multas ao Banco do Brasil, pela demora na reabertura das agências e o prejuízo causado aos consumidores.

Entre as agências atingidas, a do município de Touros já foi reaberta. Segundo o Banco, ainda este ano, serão reabertas as agências de Baraúna (04/09), São Paulo do Potengi (20/09), Umarizal (30/09), São Miguel (31/10), Acari (01/11), Florânia (13/11), Santana do Matos (06/12), e Lajes (30/12). Em 2018, o banco deverá reabrir as agências de Gov. Dix-Sept Rosado (10/01), Caraúbas (16/01), João Câmara (30/03), Monte Alegre (30/03), São José de Campestre (30/11), e Tibau do Sul (30/11).