Assembleia Legislativa celebra 50 anos de turma de Medicina da UFRN

O objetivo foi o de comemorar meio século de formação desses profissionais (Foto: Ney Douglas)
Em Sessão Solene proposta pelo deputado Vivaldo Costa (PROS), a Assembleia Legislativa homenageou, na tarde desta quinta-feira (7), os 50 anos da turma de Medicina concluinte do ano de 1967 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo foi o de comemorar meio século de formação desses profissionais essenciais para a sociedade.
O deputado Vivaldo Costa, que relembrou algumas histórias com cada um dos companheiros de turma, ressaltou que a ocasião era de muita alegria. “A finalidade é homenagear todos os 25 brilhantes médicos da nossa classe, mesmo os que não estão mais entre nós. E eu espero que possamos celebrar essa data por muitos anos, ainda”, disse o parlamentar.
Francisco Rosenélio de Carvalho, um dos homenageados da sessão, iniciou seu discurso agradecendo a sua mãe, que, de acordo com ele, mesmo com muita dificuldade, conseguiu lhe proporcionar acesso a uma educação de qualidade. Emocionado, Francisco Carvalho também registrou seu apreço pela esposa, a qual, segundo ele, foi essencial na sua formação pessoal e profissional.
Sobre sua profissão, o Dr. Francisco Carvalho concluiu. “Aprendi, sobretudo, que ser médico é amar ao próximo. É se dedicar ao outro como a si mesmo. Por isso, tenho certeza que esses 50 anos têm sido muito úteis e felizes para todos nós”.
Já o médico Francisco Floripe Ginani falou das diversas situações enfrentadas ao longo da faculdade e da vida profissional, bem como da evolução da medicina em todo esse tempo. “A relação médico-paciente era a parte mais importante que tínhamos que aprender. Mas de lá pra cá muita coisa mudou. Doenças apareceram, outros tratamentos surgiram, a sociedade incorporou novos padrões. Cirurgias minimamente invasivas, surgimento das imagens, biomédica… E nós tivemos que acompanhar, evoluir e aceitar essa nova sociedade de forma coerente e determinada”, ressaltou o Dr. Francisco Ginani.
O padre João Medeiros Filho, que celebrou a Missa de Ação de Graças em homenagem à turma, anteriormente à Sessão Solene, falou da gratidão a Deus pela vida de cada um dos médicos homenageados, bem como, em nome da Igreja, agradeceu o trabalho realizado por todos os médicos em prol do bem estar da humanidade.
Homenageados:
Eduardo Afonso Júnior
Francisco Floripe Ginani
Francisco Rosenélio de Carvalho
Geraldo José de Carvalho Silva (In Memoriam)
Iara Cecy Silva Barroso
Iraci Dantas de Oliveira
Iron Idalino (In Memoriam)
José Maria Couto da Silva (In Memoriam)
José Paulo da Costa Silva (In Memoriam)
José Umberto Guedes de Azevedo
Josefa Ferreira da Silva
Lúcia Maria dos Santos
Luiz Dutra Borges
Luiz Rodolpho Penna Lima
Maria de Lourdes da Silveira
Maria da Salete Freitas (In Memoriam)
Marcos Francisco de Assis Fulco
Moabi da Costa Machado (In Memoriam)
Nailsa Bezerra de Brito
Ovídio Fernandes de Oliveira (In Memoriam)
Paulina de Freitas Targino (In Memoriam)
Samy Amim Aby Zayan
Sinval Lopes Pinheiro
Valdemar de Souza Silva
Vivaldo Silvino da Costa