Ao tomar posse, Raquel Dodge defende a harmonia entre os poderes

Solenidade teve apenas 30 minutos de duração (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Em uma cerimônia rápida, de cerca de 30 minutos, Raquel Dodge tomou posse nesta segunda-feira (18/9) no cargo de procuradora-geral da República. A nova chefe do Ministério Público Federal (MPF) ocupa a vaga deixada por Rodrigo Janot, que atuou à frente da instituição por quatro anos. A solenidade teve início às 8h, no auditório Juscelino Kubitschek, da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília.

Após a execução do hino nacional, Dodge e o presidente da República, Michel Temer, assinaram o termo que dá posse no cargo à procuradora-geral da República. Em seguida, ela falou aos presentes. “Recebo com humildade o precioso legado de serviço à Pátria forjado pelos procuradores que me antecederam. O Ministério Público deve promover justiça, promover a democracia, zelar pelo bem comum, garantir que ninguém esteja acima da lei e que ninguém esteja abaixo da lei”, disse.

A chefe da PGR enfatizou que “a harmonia entre os poderes é um requisito para a estabilidade da nação”. Afirmou também que será necessária a ajuda de todos os membros e servidores do Ministério Público Federal. “O caminho que leva à liberdade e à integridade tem obstáculos que só podem ser superados com resiliência e coragem”, declarou.
Segundo Dodge, “a nação brasileira valoriza a liberdade de expressão e a união, aprecia a democracia e repudia a corrupção” e que “renova a esperança”, agora, em seu novo cargo. Ela reforçou que conta com “a firmeza de cada procurador e promotor do país em seus ofícios”.

“Estou ciente da enorme tarefa que está diante de nós e da legítima expectativa que seja cumprida com equilíbrio, firmeza e coragem com fundamento na Constituição e nas leis”, continuou. A primeira mulher na liderança da PGR citou o Papa Francisco ao falar da corrupção. “É uma tarefa necessária, que exige de nós coragem. O país passa por um momento de depuração”, concluiu.

A procuradora-geral também mencionou a poetisa Cora Coralina, “de meu amado Estado de Goiás”. Parafraseando a escritora, disse esperar contribuir “para que haja mais esperança em nosso passos do que tristeza em nossos ombros”.

Temer

Em seguida, foi a vez do presidente Michel Temer falar. Denunciado pela PGR por obstrução judicial e organização criminosa, ele disse que é uma honra extraordinária dar posse a Raquel Dodge. “Nós todos sabemos dos atributos da vida profissional, do trabalho desenvolvido pela procuradora-geral ao longo do tempo”, afirmou, enfatizando que ela é a primeira mulher no cargo.