MP denuncia prefeito Batata e mais 9 investigados pela Operação Tubérculo em Caicó

Prefeito de Caicó, Robson 'Batata', foi preso em Operação do MPRN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte ofereceu denúncia à Justiça do estado contra 10 pessoas investigadas na Operação Tubérculo, deflagrada na semana passada em Caicó, região Seridó potiguar. Entre os denunciados está o prefeito do município, Robson Araújo (PSDB), conhecido como Batata, o vereador Raimundo Inácio Filho (Lobão) e o lobista Edvaldo Pessoa de Farias. O documento é assinado pelo procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite e foi protocolado na sexta-feira (17).

O prefeito de Caicó foi denunciado duas vezes pelos crimes de corrupção passiva, dispensa indevida de licitação, corrupção ativa (também duas vezes) e associação criminosa. Em entrevista, ele disse que é inocente e que foi surpreendido pela operação. Já o vereador Raimundo Inácio Filho, por corrupção ativa (duas vezes), e o lobista Edvaldo Pessoa de Farias por corrupção passiva, tráfico de influência e associação criminosa.

Os outros denunciados deverão responder por corrupção ativa, dispensa indevida de licitação e associação criminosa, além de lavagem de dinheiro.

A Operação Tubérculo foi deflagrada na terça-feira (14) e cumpriu três mandados de prisão e outros seis mandados de busca e apreensão em Caicó e Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito e o vereador Raimundo Inácio Filho foram afastados dos cargos. O lobista cumpre prisão temporária.

A operação Tubérculo é um desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que aponta um esquema criminoso na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apura superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.