Geraldo propõe debate sobre “Escola do Futuro” para atender demanda dos estudantes

Ex-governador e candidato homologado ao Senado Federal, Geraldo Melo (PSDB) (Foto: Divulgação)

Pré-candidato do PSDB ao Senado, o ex-governador e ex-senador Geraldo Melo defende a transformação do ensino através da valorização do professor e construção do que chama “Escola do Futuro”. “Vamos convocar professores, alunos e estudiosos para debater qual a escola e a educação que estão mais adaptadas ao futuro. Será aquele modelo de escola com alunos sentados e o professor com giz e quadro negro? Ou será uma escola conectada às tendências e transformações?”, questiona Geraldo.

Como exemplo de reforma educacional, Geraldo cita a promovida na Coreia do Sul, que passou por ampla transformação e modernização dos sistemas de ensino. Para o pré-candidato a senador, tradicionalmente no Brasil a escola é pensada “em termos de como vamos ensinar e o que é que vamos ensinar”. “A educação tem sua oferta, mas não estamos debatendo demandas. Precisamos entender como se manifesta o desejo da sociedade do estudante. Não estamos conseguindo dizer ao jovem que a educação é necessidade, é uma ambição dele”, destacou.

Geraldo explica que o atraso na evolução do projeto educacional brasileiro também contribui para que o país perca jovens para a criminalidade. Para ele, o investimento a educação é uma ferramenta poderosa para evitar o desembarque dos jovens no mundo do crime. “Se o jovem não tem a ambição de estudar, de aprender. Se a educação não é atrativa. Ele vai procurar se espelhar, infelizmente, no traficante, no marginal que muitas vezes possui bens, carros de luxo. O jovem precisa ter a educação e os bons exemplos como referência”, conclui.