Nina Souza espera que SEMURB atenda pleito de natalenses e regulamente Bairro Seguro

Bairro Seguro permite que moradores de ruas residenciais possam fechar suas vias com bloqueios (Foto: Elpídio Júnior)

Enquanto a violência em Natal só aumenta, um dos únicos projetos do poder público voltado para amenizar o problema está engavetado à espera de sua regulamentação. O Bairro Seguro, de autoria da vereadora Nina Souza (PDT), aprovado e promulgado há meses pela Câmara Municipal de Natal, aguarda um posicionamento da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) para finalmente poder beneficiar a população.

“O Bairro Seguro é uma medida a curto prazo para que o natalense possa enfrentar a insegurança que só cresce em nossa cidade. O momento é de fazer um apelo para que a Prefeitura possa colocar o projeto em prática o quanto antes e atenda ao anseio do natalense, que deseja apenas se proteger da criminalidade”, disse Nina.

O Bairro Seguro permite que moradores de ruas residenciais de Natal possam fechar suas vias com bloqueios, desde que tenham a autorização de mais de 85% dos proprietários de imóveis do local. Além disso, as vias precisariam ser fechadas apenas em horários específicos. Ruas comerciais ou com tráfego de transporte público estão fora do Bairro Seguro.

Nesta semana, moradores do bairro de Candelária cobraram da Prefeitura a regulamentação da Lei. Em entrevista ao portal Agora RN, um grupo de natalenses disse que o Bairro Seguro pode evitar vários crimes que estão sendo cometidos na região.