Simpósio do “Julho Verde” orienta profissionais da saúde para ajudar na cura do câncer de cabeça e pescoço

Quanto mais cedo for identificado o câncer de cabeça e pescoço, maior é a chance de cura (Foto: Divulgação)

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP, em parceria com a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, realizou nesta quinta-feira (05), no auditório do CECAN, em Natal, o I Simpósio Multidisciplinar de Cabeça e Pescoço. O evento fez parte da campanha “Julho Verde” pela luta contra o câncer de cabeça e pescoço.

Médicos, fonoaudiólogos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e demais profissionais da área da saúde de várias partes do Estado lotaram o auditório do CECAN. Para o presidente da SBCCP, Luis Eduardo Barbalho de Mello, o objetivo foi discutir e difundir pesquisas e tratamentos relacionados ao tipo de câncer em questão. O evento foi finalizado com a apresentação do coral ‘Voz do Amor’, composto por pacientes laringectomizados totais, curados do câncer de laringe.

Quanto mais cedo for identificado o câncer de cabeça e pescoço, maior é a chance de cura (Foto: Divulgação)

Quanto mais cedo for identificado o câncer de cabeça e pescoço, maior é a chance de cura. Por isso, o conhecimento dos sintomas e tratamentos para todos profissionais da área de saúde se faz necessário, para que todos ajudem os pacientes a buscar tratamento o mais rápido possível”, disse o presidente.

Além do simpósio, no decorrer do mês de julho haverá ações informativas à população sobre os sintomas do câncer de cabeça e pescoço, além de conscientização referente ao diagnóstico precoce. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são detectados mais de 20 mil novos casos por ano.

Sobre o câncer de cabeça e pescoço

Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas. Outro alvo também atinge fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas. Porém é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (menores que 45 anos), sem a exposição a estes fatores, com tumores originados pelo HPV. Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.