Acesso sul ao aeroporto da Grande Natal é inaugurado sem iluminação

Calendário eleitoral permite inauguração de obras públicas até o próximo sábado (7) (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Do G1 RN – O acesso-sul ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foi inaugurado pelo governo do estado nesta terça-feira (3), mas ainda sem iluminação pública e sinalização vertical (placas de trânsito). De acordo com o diretor do DER, o general Ernesto Fraxe, a instalação de postes deve começar nesta semana e os serviços finais devem ser concluídos em até 20 dias.

Apesar de já estar aberto ao uso de motoristas há meses, o acesso ainda não tinha sido oficialmente entregue, por falta de iluminação. Houve uma sucessão de prazos apresentados, mas que não foram cumpridos. Porém, por causa do calendário eleitoral, o governador Robinson Faria só pode inaugurar obras públicas até o próximo sábado (7). O acesso era inicialmente previsto para a Copa do Mundo de 2014, que teve quatro jogos sediados em Natal.

De acordo com o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) o trecho que vai da Reta Tabajara, na BR-304, em Macaíba, até a rotatória que dá acesso ao terminal, abre uma rota alternativa e desafoga o trânsito nas pontes que ligam a Zona Norte da capital às outras regiões da cidade. Caminhões e carretas, que antes atravessavam a cidade para chegar à BR-304, por exemplo, poderão usar esse acesso para escapar do tráfego da cidade.

Segundo o governo, o tempo estimado entre a BR-304 e o aeroporto é de 12 minutos, sendo que o diretor Fraxe considera que o tempo é ainda menor, podendo chegar a 8.

A obra contou com drenagem, sinalização, pavimentação, terraplanagem, sub-base e base. O acesso faz parte do anel viário da grande Natal, que conta investimento total de R$ 117 milhões. Além do acesso sul, já foi entregue o acesso Norte, mas ainda faltam serviços dentro da Zona Norte de Natal, envolvendo construção de viadutos, corredores de ônibus, calçadas, ciclovias e alargamento de avenidas.

A última estapa de obra foi “quarteirizada” pela construtora responsável, conforme explicou Fraxe. Uma outra empresa foi contratada por ela para entregar os postes.

“Essa obra, que contempla vário trechos, vai mudar totalmente toda a mobilidade de Natal e Grande e Natal. E mais que isso: vai fomentar emprego e renda nesta região. Aqui podem surgir novas indústrias e novas fábricas, puxadas por esta grande obra de infraestrutura viária”, afirmou o governador Robinson Faria.