“Ferrolho” se sobressai, Suécia elimina Suíça e avança na Copa do Mundo

Suécia aguarda o vencedor do duelo entre Colômbia e Inglaterra para conhecer seu adversário (Foto: Paul ELLIS / AFP)

A Suécia segue viva e entre as oito melhores seleções da Copa do Mundo da Rússia. Nesta terça-feira, na Arena São Petersburgo, a seleção sueca voltou a mostrar o futebol que lhe colocou como líder de seu grupo, criou as melhores chances, perdeu muitas, mas viu brilhar a estrela de Forsberg, que aos 20 minutos do segundo tempo marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Suíça, pelas oitavas de final.

Classificada, a Suécia aguarda o vencedor do duelo entre Colômbia e Inglaterra para conhecer seu adversário nas quartas de final. A partida está programada para o próximo sábado, dia 7, às 11h (de Brasília), em Samara.

Os primeiros 45 minutos tiveram momentos distintos, mas a seleção da Suécia mais eficiente dentro da sua proposta de jogo. Sem necessitar da posse da bola, que ficava com a Suíça, os suecos encontravam facilidades para realizar a transição rápida e infiltrar na defesa adversária, que sofreu mudanças em relação as últimas partidas. Ainda assim, as chances acabaram não sendo transferidas em finalizações.

Aos poucos, os comandados de Vladimir Petkovic pareciam ter se encontrado no duelo e tinham a bola, mas sem efetividade no último terço do campo. Quem aproveitou isso foi justamente a Suécia, que usou dos erros para criar suas melhores chances. Na principal delas, Ekdal teve muito tempo para escolher o que fazer e, mesmo assim, isolou o chute.

O segundo tempo seguiu o mesmo cenário do primeiro, com a Suíça encontrando amplas dificuldades de infiltrar no forte sistema defensivo adversário e a Suécia se aproveitando dos erros e da transição rápida para chegar a meta de Sommer. Depois de tantas chances perdidas na primeira metade, coube ao camisa 10, “craque” do time, chamar a responsabilidade e resolver. Aos 20 minutos, Forsberg fez tudo sozinho, arriscou de fora da área e o chute encontro o pé do zagueiro suíço Arkanji, morrendo a bola no fundo da rede e dando a vitória para Suécia.

GAZETA ESPORTIVA