Embaixador de Israel discute parcerias em educação, saúde e recursos hídricos

Yossi Shelley com o secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França (Foto: Divulgação)

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, encerrou nesta terça-feira (5) a agenda oficial em Natal, no Rio Grande do Norte. O representante do país do Oriente Médio participou, dentre outras atividades, de reuniões com representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Governo do Estado.

Shelley foi um dos palestrantes do seminário Motores do Desenvolvimento, realizado na segunda-feira (4), e promovido pela UFRN em parceria com a Fecomércio, Fiern, RG Salamanca Investments e com o apoio do Governo do RN. O tema apresentado pelo embaixador foi “Israel e suas conquistas”, onde foram mostrados os resultados do país no que diz respeito a dessalinização da água do mar. Atualmente, 80% da água consumida no país vem do mar.

Ainda na segunda-feira, o embaixador se reuniu com a secretária de Educação e Cultura do Estado, Cláudia Santa Rosa, e com o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), João Lima. Na pauta, intercâmbio de conhecimento para implementação de técnicas adotadas pelo sistema educacional de Israel no RN.

Nesta terça-feira (5), Yossi Shelley visitou o Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN (LAIS/UFRN). Foram debatidas cooperações na área de educação em saúde tanto com o governo quanto com a iniciativa privada de Israel. “O próximo passo é encaminhar uma visita dos pesquisadores do LAIS a Israel, onde poderão ser encaminhadas essas parcerias”, destacou o embaixador.

Por fim, Shelley esteve com o secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França. Na ocasião, foi discutida a instalação de usina de dessalinização na cidade de Macau, no polo Costa Branca do estado. “Macau, assim como outras regiões do RN, sofre com o desabastecimento de água. São cerca de 60 mil pessoas da região que poderão ser beneficiadas por este projeto”, afirmou Mairton.

O embaixador reforçou que irá buscar junto ao governo e ao setor empresarial de Israel parcerias para viabilizar o projeto. “Hoje, o custo do metro cúbico de água dessalinizada está em torno de R$ 2,75, o que é um valor acessível. Vamos buscar tornar possível esta parceria”, disse o embaixador.

Além do embaixador do titular da Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh), participaram do encontro o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), Josivan Cardoso, e a diretora de Empreendimentos da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Maria Geny Formiga.