Polícia Federal prende quadrilha suspeita de assaltos a agências dos Correios no RN

Imagem mostra um dos revólveres apreendidos durante a operação (Foto: PF/Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (22) uma operação denominada ‘Xavantes’, cujo objetivo foi desarticular um grupo criminoso suspeito de ser responsável por diversos assaltos a agências dos Correios na região metropolitana de Natal. Furam cumpridos 6 mandados de prisão e outros 10 de busca e apreensão.

Cerca de 50 policiais da superintendência da PF em Natal e da Delegacia de Mossoró participaram da ação, que foi realizada em bairros da Zona Norte da capital e em Extremoz, também na Grande Natal. Dos seis mandados de prisão, cinco são de prisão preventiva e um de prisão temporária.

Iniciada há um ano, as investigações apontam que integrantes de uma mesma quadrilha são os responsáveis e vinham praticando uma série de roubos qualificados contra os Correios. O grupo criminoso atuava rendendo funcionários e clientes mediante a utilização de armas de fogo.

Também foi descoberto que os suspeitos assaltaram duas vezes uma mesma agência no conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. Os crimes aconteceram nos meses de julho e dezembro de 2017.

Os outros crimes atribuídos à quadrilha são:

• Roubo à agência dos Correios de Nova Parnamirim (09/05/2017);

• Roubo à agência dos Correios de Parnamirim (03/08/2017);

• Roubo à agência dos Correios de Extremoz (03/11/2017);

• Roubo à agência dos Correios de Ceará-Mirim (28.12.2017);

• Roubo à agência dos Correios de Macaíba (05.01.2018);

• Roubo à agência dos Correios da Princesa Isabel, em Natal (20/03/2018);

• Roubo à agência dos Correios de Vera Cruz (04/05.2018)

Prejuízo

Com a ampliação das investigações, a PF concluiu ainda que todos os roubos tiveram as participações dos mesmos autores e que o valor total subtraído durante as práticas criminosas resultou em um prejuízo de cerca de R$ 600 mil aos Correios.

Como resultado preliminar das buscas, já foram apreendidos seis revólveres e uma pistola, armas utilizadas nos cometimentos dos crimes. Os detidos na operação irão responder pelos crimes de roubo qualificado, porte ilegal de arma e associação criminosa.

O nome Xavantes faz referência ao logradouro público onde está instalada a primeira agência dos Correios roubada pelo bando, e que deu origem à investigação.