Lula prepara lançamento de pré-candidatura à Presidência para o dia 27

Petista foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção (Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles)

Preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril, Luiz Inácio Lula da Silva pretende lançar sua pré-candidatura à Presidência da República no próximo domingo (27/5). A informação é do deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) que visitou o ex-presidente nesta segunda-feira (21), na capital paranaense.

“O [ex-]presidente Lula está bem, de excelente humor, bem agasalhado e fazendo exercícios”, afirmou o parlamentar após a primeira visita. “Mas está indignado com a situação de injustiça que perdura contra ele há mais de 40 dias. Ele quer ver sua inocência provada”, disse Damous.

Segundo o deputado, o PT prepara ações em cerca de 3 mil cidades nas quais o partido está organizado para fazer o lançamento da pré-candidatura de Lula. “Não importa que cada ato tenha 500 pessoas. O que importa é o somatório. É deixar claro que o presidente Lula é o nosso candidato”, disse.

Ex-presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro, Damous acrescentou que Lula pode ser candidato à Presidência da República, mesmo detido na Superintendência da PF em Curitiba. “O [ex-]presidente reafirma sua vontade de ser candidato à Presidência da República”, ressaltou.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, no caso do triplex no Guarujá (SP). Ele respondeu à acusação de ter obtido vantagens indevidas provenientes de um esquema de corrupção envolvendo três contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras. A vantagem seria o apartamento tríplex.