Sônia Braga relembra momentos que viveu em Parelhas durante gravação de filme

A atriz Sônia Braga faz parte do elenco do filme Bacurau (Foto: © Reprodução)

A atriz Sônia Braga está em casa, mas publicou uma carta, como uma espécie de agradecimento, contando sua experiência em Parelhas, na região Seridó potiguar, enquanto gravava o filme Bacurau. O município recebeu entre fevereiro e o início desse mês atores como Tony Ramos, Letícia Sabatella e Sônia Braga, além da cantora Elba Ramalho.

Leia a carta na íntegra.

CARTA
Acabo de chegar do Sertão do Seridó, onde filmamos Bacurau no povoado Barras município de Parelhas/RN.

Foi a primeira vez que a dupla Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho trabalharam juntos. Muitos atores, brasileiros, americanos, de muitos outros lugares.

Muitas estradas. Uma experiência bem diferente do pequeno filme Aquarius.

Vou ter muitas saudades de Povoado Barra, onde filmamos, e também da equipe do hotel que foram nossos amigos todo esse tempo; das pessoas da cidade de Parelhas, que estavam felizes com a chuva depois de oito anos de seca.

Sim, muita chuva no Sertão. As estradas pioravam e, em vez de vans, toda equipe teve que ir em Toyotas, carros mais valentes.

Os dias eram bem quentes, as noites às vezes frias.

Todos os figurantes eram da região. Acabei fazendo amizades com muitos, e os visitando nos dias de folga. Ou quando não filmava. Neste filme a minha participação é pequena.

Tive bastante tempo para apreciar e às vezes fotografar o céu mais lindo do mundo.

Fotografei algumas pessoas também, mas ainda sou muito tímida com a minha câmera.

Espero que chova muito no ano que vem e que as estradas melhorem para aqueles que ali passam todos os dias. Como o ônibus escolar que leva uma hora ou mais para conduzir as crianças do povoado de Barra até Parelhas, mas quando chove isso se torna impossível.

Mas, mesmo assim, com toda essa dificuldade, ficarei com saudades dessa estrada tão linda, todos os dias por ali passava. As casinhas, as vacas deitadas, muitos pássaros, carcarás…

Um dia era estrada seca, no dia seguinte poderia ser um risco seguir pela “passagem molhada”. Embora estivesse filmando, não consegui me distanciar dos problemas brasileiros. Acompanhei, chorei, me desiludi, mas não perdi a esperança.

Alguns dias, em Povoado Barra, podia sentir a presença de Marielle, e a ela dediquei algumas cenas. Pois espero justiça.

Ficarei com muitas saudades de todos da região. Espero um dia voltar, subir a serra, tirar fotos, ter mais tempo de conversar com as pessoas.

Povoado Barra, onde filmamos, não tem Posto de Saúde, Correios, Escola.

Quando fui me despedir, algumas pessoas me disseram que estão esquecidas do mundo.

Foi bom fazer o filme e trabalhar com quase a mesma equipe de Aquarius. E com todos que participaram como atores ou figurantes.

Mas acho que não estaria certo sair desse lugar sem pedir as autoridades que não abandonem o Povoado Barra, o Quilombola Boa Vista e toda a região. É importante que nós que lá estivemos e pudemos constatar a gentileza desse povo, também retribuir a hospedagem e carinho pedindo ao poder público que com urgência visite a região e tome as medidas necessárias, para dar a essas pessoas melhores condições de vida.

Que as crianças possam ter o seu futuro e estudo garantidos sem ter que enfrentar uma estrada perigosa, uma hora todos os dias.

A urgência de um Posto de Saúde, que pode ser vital.

E por falar em fazer cinema, por lá também não existe um. Nem em Parelhas, que é a cidade maior em que ficamos.

Existiam 3, mas agora a diversão é só na praça. Seria tão bom que em lugares onde filmamos pudéssemos deixar um cinema para que as pessoas pudessem ver os filmes dos quais participaram.

Um beijo a todos amigos do filme e da região.

Atriz Sônia Braga.