Raniere encerra evento com palestra sobre fortalecimento do Legislativo

Vereador Raniere Barbosa, que também é presidente da Federação das Câmaras Municipais (FECAM) (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Natal (CMN) esteve participando da XVI Marcha dos Vereadores, em Brasília, e o presidente Raniere Barbosa foi quem fez o encerramento com uma palestra destacando as atividades do legislativo natalense, que foi considerado um case de destaque pelos participantes. Também palestraram os pré-candidatos a presidente da República Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Rodrigo Rollemberg e Levy Fidelix.

O vereador Raniere Barbosa, que também é presidente da Federação das Câmaras Municipais (Fecam), palestrou para quase cinco mil presentes, sendo a maioria do público formada por parlamentares, sobre os trabalhos de desenvolvidos pela Câmara de Natal voltados para o fortalecimento, autonomia, transparência e aproximação com o cidadão.

“Foi um evento grandioso. Para mim foi uma honra poder dar uma palestra, ainda mais no encerramento do evento, sobre a modernidade do Poder Legislativo, a importância do fortalecimento institucional, a independência e autonomia do Poder Legislativo, a aproximação com o cidadão e sobre a Política Municipalista. É sinal de que estamos desenvolvendo um grande trabalho e de que estamos no caminho certo”, contou.

Durante a palestra foram apresentados os trabalhos realizados pela CMN como a parceria com o Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) para fornecimento de documentos de identidade; o fortalecimento do Núcleo de Comunicação, através da TV, da rádio e da assessoria, para divulgar as atividades da Casa e criar um mecanismo de aproximação com a população; os trabalhos sociais e educativos realizados pela Biblioteca e Escola do Legislativo, ofertando serviços ao cidadão; o sistema de Mediação Comunitária, que permite dar celeridade em processos judiciais e buscar a paz social numa comunidade; além dos trabalhos internos de controle, fiscalização e transparência, que garantem a modernidade da gestão.

A edição de 2018 do evento, organizada pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), contou com a participação de mais de cinco mil inscritos e foi realizado entre os dias 23 e 26. Entre os palestrante estiveram presidenciáveis, governadores, especialistas em gestão pública e juristas.