TRE promete biometria para 100% dos municípios do Rio Grande do Norte

Juiz Wlademir Capistrano, nomeado titular do TRE-RN (Foto: Divulgação/TJRN)

Juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Rio Grande do Norte, Wlademir Capistrano afirmou que 100% dos municípios do Estado serão contemplados com a biometria durante as eleições de 2018. O magistrado, todavia, explicou em entrevista concedida ao Agora RN que isso não significa o alcance a 100% dos eleitores potiguares.

“Teremos identificação dos eleitores por biometria em 100% dos municípios. Entretanto, em alguns municípios, a biometria não contemplará 100% do eleitorado. Quando o TRE estava em fase de implantação da biometria, adotou-se a estratégia de não fazê-lo em algumas cidades, o que chamamos de revisão biométrica”, disse.

Neste caso, a Justiça Eleitoral convoca todos os eleitores para confirmarem suas inscrições. Aqueles que não forem terão suas inscrições canceladas. “Em Natal foi assim. A Justiça preferiu não fazer a revisão em alguns poucos municípios do interior, e sim implementar o que chamamos de biometria ordinária”, esclareceu Wlademir Capistrano.

Com implantação da biometria nas cidades, os cadastros novos eram feitos. No caso dos registros anteriores, à medida que os eleitores compareciam à zona eleitoral para qualquer atividade, se colhiam os dados biométricos e a fotografia. “Nestes casos, alguns eleitores não terão identificação biométrica. Independentemente disto, 100% dos municípios terão biometria”, finalizou.

Do portal Agora RN