Desde 2014, José da Noite já alertava para situação de risco da Barragem das Traíras

Vereador José da Noite em entrevista ao Panorama 95 FM em Caicó (Foto: Reprodução)

Para não dar margem ao oportunismo, não é de agora que o mandato parlamentar do vereador José da Noite de Medeiros, demonstra preocupação com a falta de manutenção na parede da Barragem Passagem das Traíras em Jardim do Seridó.

Desde 2014, o edil trava essa luta, claro, junto com demais colegas, para que o Governo do Estado elabore e execute um projeto de recuperação do principal manancial responsável pelo abastecimento de uma população com cerca de 13 mil habitantes.

Ele já apresentou, inclusive, requerimentos na Câmara Municipal, participou de audiências públicas, reuniões com órgãos competentes e também com autoridades dos governos Estadual e Federal, para tratar deste assunto, mas até o momento nada foi feito.

Conforme pode ser observado no vídeo abaixo, em 23 de dezembro de 2016, o vereador José da Noite foi entrevistado pelo Programa Panorama 95, apresentado por Marcos Dantas na Rádio Rural FM em Caicó e já alertava sobre os riscos que a barragem enfrentava com as fissuras (rachaduras) em sua parede.

Para piorar a situação, essa semana, o secretário da SEMARH, Mairton França anunciou que caso a Passagem das Traíras alcance um volume de 3 milhões de metros cúbicos, as suas comportas serão abertas. Atualmente, o reservatório encontra-se com pouco mais de 2 milhões da sua capacidade.

“A aflição da população é porque apesar desse pouco volume atual, a cidade ainda daria para ser abastecida, mesmo que de forma racionada, por pelo menos seis meses. Do contrário, isso não irá acontecer”, alertou Noite.