Procópio lamenta falta de atenção para recuperação da Barragem das Traíras

Governo do Estado alega que não tem recursos para fazer o estudo (Foto: Reprodução)

Em entrevista ao programa Gláucia, Suerda e Você, nesta segunda-feira (16) o engenheiro agrônomo e 2º secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, Procópio Lucena lamentou a falta de atenção na recuperação da Barragem Passagem das Traíras que está com problemas na decomposição do concreto, rachaduras e fissuras do lado da água e que isso é facilmente identificado por análise.

Várias reuniões foram realizados com vereadores, prefeitos, Governo e técnicos da A ANA onde ficou acordado que o Governo faria um estudo detalhado para identificar o grau de danos da parede da barragem. No entanto, o Governo do Estado alega que não tem recursos para fazer o estudo, quem dirá a reforma em si.

A Barragem Passagem das Traíras é uma das mais importantes barragens do Rio Grande do Norte. Faz parte do conjunto de barragens da bacia do rio Piranhas-Açu, tendo barrado o rio Seridó. Situa-se na fronteira dos municípios de São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó. Ela foi construída e dada por terminada em 1994. A área da bacia ao nível de pleno armazenamento é de 1.042.90 m³ de água.