Emenda de Fábio Faria vai garantir ultrassom móvel no Hospital Varela Santiago

Equipamento é uma das maiores necessidades da unidade para atendimento na UTI Neonatal (Foto: Divulgação)

O Hospital Infantil Varela Santiago, instituição filantrópica referência em atendimento pediátrico no RN, está recebendo este ano uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, que será destinada para compra de um ultrassom móvel e de um monitor cardíaco. “O Varela é um hospital de grande importância, que necessita de equipamentos modernos para facilitar o trabalho da equipe médica e melhorar o atendimento às crianças de todo o estado”, explica o autor da emenda, o deputado Fábio Faria, que ajuda o hospital desde 2008.

O diretor do hospital, Dr. Paulo Xavier, afirma que o ultrassom móvel é hoje uma das maiores necessidades da unidade por oferecer vários recursos. “Um equipamento essencial para atender nossos pacientes, principalmente os bebês internados na UTI pela praticidade que oferece, acabando com o transtorno de estar deslocando a criança para fazer exames”, esclarece, ressaltando que o hospital atende hoje 110 crianças, todas pelo SUS, e conta com 500 funcionários.

A última aquisição feita com ajuda do parlamentar chegou em outubro de 2017 e está otimizando o trabalho na farmácia, evitando o desperdício de medicamentos. “A máquina unitarizadora fraciona comprimidos, cápsulas, ampolas, e identifica cada dose, facilitando o trabalho dos enfermeiros e aumentando a segurança do paciente”, explica Salviano Júnior, farmacêutico do Varela Santiago.

Ao todo, o deputado Fábio Faria já destinou R$ 1,050 milhão ao Hospital Infantil, através de emendas. “São ajudas como esta que nos proporciona crescer como estamos crescendo”, afirmou Dr. Paulo Xavier, que planeja, com parte de outra emenda destinada pelo parlamentar, ainda de 2016, reformar o Setor de Nutrição do hospital.