Vereador Júnior Nogueira preocupado com o alto índice de câncer em Ouro Branco

Vereador Júnior Nogueira ao lado da Secretaria de Saúde, Luciana (Foto: Divulgação)

Não é de agora que o vereador Júnior Nogueira anda preocupado com o alto índice de câncer na cidade de Ouro Branco. Neste sentido, o parlamentar está cobrando das autoridades competentes para se colocar em prática um Projeto de Lei de sua autoria, apresentado na Câmara Municipal em 2011 que cria o Sistema de Cadastro por Registro de Câncer de Base Populacional naquele município.

Para ele, essa cobrança serve de alerta para os poderes: Municipal, Estadual e Federal. Segundo informou, o sistema nacional já acompanha o paciente, mas a sua preocupação é para que o grupo de risco também seja verificado. “Não adianta só acompanhar o paciente, também é preciso o monitoramento dos membros dessa família”, observou Nogueira.

Em recente visita a secretaria de Saúde, Júnior Nogueira pediu para que o Município possa rastrear e identificar os grupos de riscos, ou seja, os familiares de uma determinada pessoa que tem (ou teve) câncer, através da coleta permanente de dados dos casos de neoplasias malignas de indivíduos.

Ainda de acordo com Júnior Nogueira, a classe política ourobranquense precisa parar de pedir apenas verbas físicas. “Eu mesmo me comprometo com a população de Ouro Branco pedir emendas parlamentares aos deputados para que os recursos sejam aplicados na área da saúde preventiva”, destacou. E acrescentou: “As questões políticas partidárias devem ser deixadas de lado quando o assunto é a saúde da população”.