Senador Garibaldi Filho diz que apoiaria decreto de intervenção federal no RN

Garibaldi Filho disse que medidas parecem ser o melhor caminho (José Aldenir / Agora Imagens)

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) declarou, que, caso o Governo Federal considere necessária realizar uma intervenção federal no Rio Grande do Norte, por causa da violência, ele apoiará a medida, a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro.

Garibaldi enfatizou que o recém-criado Ministério da Segurança Pública, em um momento como esse, é uma das iniciativas governamentais mais importantes já adotadas para combater a criminalidade. “É um Ministério que, ao contrário do que se diz por aí, foi criado com uma estrutura robusta, razoável”, pontuou.

Para o senador, a coordenação das ações integradas da União com os estados e as polícias civis e militares é preponderante para a segurança pública, e elogiou a escolha de Raul Jungmann para comandar o ministério.

Estados com altos índices de violência como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte, na opinião de Garibaldi, só têm a ganhar com o Ministério da Segurança Pública.

“Nossa situação é preocupante, e o presidente (Michel Temer)  já anunciou que os casos de cada estado serão tratados (de forma específica)  e que o governo federal poderá intervir em outros estados se for constatada a necessidade”, observou o senador.

No caso do Rio Grande do Norte, Garibaldi foi enfático: “Eu creio que, se houver necessidade depois da criação do Ministério (da Segurança), eu não tenho dúvida de que será decretada a intervenção no estado na área de segurança”.