Governo do Estado e polícias proporcionam Carnaval 40% mais seguro em Natal

Policiamento no Carnaval de Tibau (Foto: Divulgação Polícia Militar)

Os investimentos em segurança pública planejados pelo Governo do RN resultaram em um carnaval 40% mais seguro em Natal e com redução de 18% em índices de roubos e furtos por todo o Estado. No geral, os números de ocorrências registrados neste feriado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED), foram de queda em comparação com anos anteriores.

“Temos a comemorar com a população este resultado, uma vitória deste Governo que tem se esforçado para priorizar a área de Segurança”, comentou o governador Robinson Faria.

Já a secretária de Estado da Segurança e Defesa Social, Sheila Freitas, explicou que “o policiamento foi intensificado em todos os municípios que tiveram grande concentração de pessoas como Macau, Caicó, Apodi e Alexandria. Natal teve um carnaval muito grande e houve planejamento para atender essa nova realidade”.

Crimes caíram 40% na capital

O Rio Grande do Norte registrou uma redução de 22% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI (crimes contra a vida, como o homicídio doloso), de sexta-feira (9) até a quarta-feira (14). Foram registradas 39 ocorrências em todo o estado, contra 50 no mesmo período do ano passado. Na região Metropolitana esta redução foi ainda maior, de 29%. No período foram 22 ocorrências, contra 31 em 2017.

No interior houve 17 ocorrências, contra 19 no ano passado; uma queda de 10,5%. E em Natal foi registrada a redução mais expressiva: de 40%, com apenas 9 ocorrências registradas em 2018, contra 15 registradas em 2017.

Interior tem queda de 18% em roubos

Já com relação ao Crime Violento contra o Patrimônio (CVP), que inclui todos os tipos de roubo e furtos (exceto latrocínio), em todo o estado foram registradas 379 ocorrências, contra 440 no mesmo período do ano passado, uma queda de 13,9%. Na região Metropolitana a redução foi de 12,5%. Foram 293 registros, contra 335 em 2017.

No interior, 86 ocorrências foram registradas em 2018 e 105 no ano passado. Uma redução de 18,1%.

A redução da criminalidade foi vista também em Natal: foram 164 registros este ano, contra 229 em 2017. Uma queda significativa de 28,4%.

Pipa e Caicó: Carnaval seguro

Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, a praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, ficou lotada de turistas brasileiros, argentinos e portugueses, segundo a secretária de Turismo da cidade, Beth Bauchwitz. “Tivemos hotéis com sua capacidade máxima de lotação e segurança total. Contamos com o apoio do governo estadual com reforço policial e também de bombeiros militares atuando nas praias”, disse.

Para o tenente coronel Costa, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, em Caicó, outra cidade que atrai milhares de foliões, esse foi um dos carnavais mais tranquilos, especialmente pelo planejamento em segurança feito para o município.

Policiais saíram com diárias já pagas

Para garantir a atuação dos agentes da Operação Carnaval, o Governo do Estado pagou antecipadamente as diárias operacionais correspondentes aos cinco dias de trabalho. O salário da categoria referente ao mês de janeiro foi depositado nos últimos dias 9 e 10, provando o compromisso do Executivo Estadual com a Segurança.