Mulher de 63 anos passa mal em camarote da Sapucaí e morre

Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro (Foto: © Reprodução)

O Globo – Uma mulher de 63 anos teve um mal súbito em um dos camarotes da Marquês de Sapucaí, na noite deste domingo (11), foi socorrida, mas não resistiu e morreu. Com histórico de problemas cardíacos – segundo o marido que a acompanhava – após passar mal, ela foi levada para o posto da secretaria municipal de Saúde (SMS), no setor 11. A senhora foi atendida pelos médicos, recebeu os primeiros cuidados e foi transferida, em estado grave, para o Hospital Municipal Souza Aguiar, às 21h48. Ela não resistiu e acabou falecendo pouco depois, quando já era atendida no hospital.

O forte calor já levou ao menos 573 pessoas a precisarem de atendimento médico nos postos da secretaria de Saúde (SMS) no Sambódromo. A maioria dos casos foi registrado como mal estar causado pelo forte calor e picos de hipertensão. Seis delas precisaram ser transferidas para hospitais da rede municipal, que trabalham em conjunto com os postos médicos do sambódromo.

A Secretaria de Saúde montou um esquema especial de atendimento no Sambódromo com sete postos médicos, onde cerca de 200 profissionais – entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de apoio administrativo – estão de plantão para atender o público. Para os casos mais graves, que precisam de remoção para hospitais, a SMS disponibilizou 15 ambulâncias UTIs, com equipes de saúde distintas das equipes dos postos. A Central Municipal de Regulação dá suporte aos casos de necessidade de transferência de pacientes.

Este ano, com o forte calor, muitas pessoas têm passado mal. A título de comparação, em 2017, até a meia-noite de domingo, 222 pessoas tinham recorrido ao atendimento médico no Sambódromo. Neste domingo, o posto 1, na Praça da Apoteose, atendeu, somente das 22h à meia-noite, 55 pessoas, a maioria componentes da São Clemente que chegaram ao final do desfile já passando mal.