Vereadores discordam de pleito do SETURN para aumentar tarifa do transporte público em Natal

Ana Paula e Sandro Pimentel não concordam com pleito do SETURN para aumentar tarifas do transporte público (José Aldenir/Agora Imagens)

Por Boni Neto
Portal Agora RN

Os vereadores Sandro Pimentel (PSOL) e Ana Paula (PSDC) se posicionaram contra a vontade do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Natal (SETURN) de aumentar a tarifa para R$ 3,75 (acréscimo de 12% em relação ao preço atual – R$ 3,35).

Ana Paula avaliou que modificações nas taxas das passagens só deveriam ser debatidas após a resolução do imbróglio da licitação dos transportes públicos de Natal – que segue indefinida. “Sou contra. Enquanto houver essa discussão sobre a licitação, o novo aumento não é cabível. A população precisa sentir que há melhorias no transporte, com ônibus novos e que tragam qualidade e conforto”.

Já Pimentel afirmou que as empresas de ônibus não cumprem as melhorias que constam no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acordado, como renovação de frota, instalação de ar-condicionado e wi-fi nos ônibus, antes de cobrarem novos aumentos. “Eles não fazem nada, mas os aumentos são sempre fiéis. Infelizmente o Seturn é quem manda e desmanda no sistema de transporte coletivo de Natal. É vergonhoso para a prefeitura pensar na hipótese de aumentar a tarifa dentro de um sistema caótico, que não funciona como deveria, que é inseguro e caro, além de não ser transparente”, criticou.

Alguns vereadores natalenses já estão agindo para combater o aumento. De acordo com Ana Paula, alguns projetos que visam a coibir as cobranças consideradas indevidas já estão em planejamento. “Ainda estão em fase de minuta, mas dentro dos próximos meses daremos entrada nessas ideias. Em uma delas, pretende-se cobrar mais transparência da SETURN para com o público; na outra, pleitearemos para que não haja aumento em época de eleição”, explicou.