De olho nas eleições 2018, Fux assume presidência do TSE

Ele assumiu o comando da Corte na noite desta terça-feira (6/2) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Luiz Fux é o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele assumiu o comando da Corte na noite desta terça-feira (6/2), em cerimônia que contou com a presença dos presidentes da República, Michel Temer (MDB), do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. No comando do TSE até esta noite, coube ao ministro Gilmar Mendes dar posse ao seu substituto e também à nova vice-presidente, ministra Rosa Weber. Fux e Weber serão responsáveis por todos os preparativos e pela realização das eleições 2018.

“Teremos uma eleição que será a mais espinhosa e imprevisível desde 1989… Neste momento, é dever da Justiça Eleitoral ajudar a sociedade na ânsia de transformação do cenário político brasileiro”, resumiu Luiz Fux em seu discurso. Segundo destacou, no comando da Corte eleitoral, ele terá a missão de aplicar a Lei da Ficha Limpa e combater a proliferação de notícias falsas (fake news) na internet durante o período eleitoral.

Fux é o 47º presidente do TSE. Após ele e Rosa Weber assinarem seus termos de posse, comprometendo-se com os novos cargos, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho assumiu a palavra. Representando os demais integrantes da Corte eleitoral, ele destacou a trajetória de Fux e Weber até chegarem aos principais cargos do TSE.

Luiz Fux tem 64 anos e nasceu no Rio de Janeiro.