Em Baraúna, governador entrega abatedouro esperado há dez anos

Robinson Faria na entrega do novo abatedouro de Baraúnas (Foto: Rayane Mainara)

O governador Robinson Faria fez nesta terça-feira (30) a entrega do novo prédio do abatedouro de Baraúna, município da região Oeste com 25 mil habitantes e distante 322 quilômetros de Natal.

Na construção do novo prédio o Governo do Estado investiu R$ 668,9 mil. As obras foram iniciadas em 2007, mas ficaram paradas de 2008 a 2016, quando a atual gestão fez nova licitação para a conclusão.

O prédio atende às normas técnicas vigentes e irá beneficiar toda a região Oeste. A capacidade de abate é de 30 animais por dia, entre bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

“Esta é mais uma obra concluída e entregue por nosso governo. Estamos trabalhando para quem mais precisa e aqui em Baraúna este abatedouro vai beneficiar principalmente o pequeno pecuarista que agora terá a sua produção certificada, comprovada sua qualidade e poderá, inclusive, fornecer para os programas sociais do Governo, ampliando o mercado consumidor”, afirmou Robinson Faria.

Governo do Estado entrega do novo abatedouro de Baraúnas (Foto: Rayane Mainara)

A líder comunitária Ivanise Oliveira destacou que o abatedouro “vai estimular a cadeia produtiva da carne em nosso município e nossa região. Vamos dar qualidade ao nosso produto, apoio ao produtor e a população terá acesso a carne de qualidade garantida”, considerou, acrescentando que os pecuaristas tiveram reconhecidas suas necessidades e agora podem trabalhar mais organizados.

A obra é fruto de convênio entre o Governo do Estado, por meio da EMATER-RN (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (atual Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário) e Prefeitura de Baraúna.

Oficialmente o abatedouro se chama Unidade de Processamento de Carnes de Baraúna e possui área administrativa, abatedouro, câmara frigorífica, equipamentos para processamento de carnes, banheiros, vestuário, bloco com compressor e caldeira, curral e uma lagoa para pré-tratamento do esgoto e da água utilizada no abatedouro.

OUTROS ABATEDOUROS

O Governo está executando mais sete obras de abatedouros em Angicos, Ceará-Mirim, Acari, Florânia, Pedro Avelino, São José do Seridó e Santa Cruz. E ainda está prevista a construção de mais onze abatedouros no Estado.