Potiguares registram chuvas de granizo durante o primeiro fim de semana de 2018

Chuvas foram registradas em várias cidades das regiões Oeste e Central potiguar (Foto: Reprodução)
Do G1 RN – O ano começou animador para a população do interior do Rio Grande do Norte, que enfrenta seis anos de estiagem. No primeiro final de semana do ano, houve registro de chuva em várias cidades do estado e, em alguns dos municípios, em pleno semiárido nordestino, gelo caiu do céu. A população de Itajá e de Triunfo Potiguar, ambos na região Oeste, registrou a chuva de granizo.
Nas redes sociais, também circulam vídeos da chuva em municípios como Campo Grande, Alto do Rodrigues, Angicos, São Rafael e Fernando Pedroza. (ASSISTIR VÍDEO AQUI)
Segundo o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), Gilmar Bristot, a formação de granizo é rara na região equatorial. Porém, ela ocorre quando as nuvens ficam muito grandes, com alto nível de condensação e atingem grau zero. “As gotas caem em sentido vertical, ultrapassam o nível de congelamento, ganha peso e precipita”, explica.
Ainda de acordo com ele, a formação de granizo não tem como ser prevista nem é registrada pelos aparelhos meteoróligos, porém argumenta que as redes sociais facilitaram o compartilhamento de vídeos e fotos desse tipo de chuva.
Esperança
As previsões para 2018 são um alento para os homens e mulheres do campo. Segundo a EMPARN, o estado deve ter chuvas acima da média, especialmente a partir de março, mas nada suficiente para encher os grandes reservatórios. A expectativa é que a capacidade hídrica dos reservatórios seja recuperada em até 40%.