‘Centro de reabilitação’ de usuários de drogas abrigava 550 pés de maconha

Plantas eram abrigadas em estufas que possuíam ventiladores e aparelhos de ar condicionado (Foto: Divulgação/PM)
G1 PR, em Londrina – A Polícia Militar encontrou 550 pés de maconha e três quilos da droga pronta para o consumo em um local que se passava por centro de reabilitação para usuários de drogas e álcool em Londrina, no norte do Paraná. O balanço foi divulgado pela Polícia Militar (PM), nesta segunda-feira (8).
A plantação foi descoberta pelo Corpo de Bombeiros na tarde de domingo (7). Ao atender uma ocorrência de incêndio no local, os agentes encontraram mudas e pés de maconha. A polícia informou que encontrou documentos autorizando o funcionamento do centro de reabilitação – no entanto, ninguém foi localizado no espaço, apenas as drogas.
O delegado chefe de Londrina, Osmir Ferreira Neves Junior, detalhou que o casal responsável pelo local será intimado a depor na delegacia. Até esta segunda, nenhum envolvido na produção e comercialização da droga havia sido preso.
A polícia detalhou que o casal já havia sido alvo de uma operação de combate ao tráfico de drogas em Belém, no Pará. A PM acredita que devido a essa operação, o casal migrou a produção para o norte do Paraná.
Segundo a Polícia Militar, a maconha era cultivada em estufas, com ar condicionado, ventiladores e iluminação.
“Era uma equipe especializada porque tinha equipamento para medir a umidade, a temperatura, a química da água da terra… Equipamentos sofisticados”, explicou o tenente da Polícia Militar Emerson Castro.
No local, também foram encontrados extratos bancários, documentações de venda da droga, papéis e outros objetos com a logomarca da droga, além de revistas e guias de orientação para a produção da planta. Os agentes também encontraram papeis de eventos de divulgação.
“A qualidade da droga era garantida pela logomarca, que estava em bonés, adesivos e em um vasto material de promoção do entorpecente”, explicou o tenente da PM.
Fuga
Segundo a Polícia Militar, os bombeiros foram ao local para atender a uma ocorrência de incêndio e precisaram arrombar o portão para conseguir entrar.
“Eles não quiseram abrir a porta para eles e depois fugiram”, acrescentou o tenente Castro.