Segurança pública do RN cancela paralisação após acordo para pagamento de salários atrasados

Autoridades da Polícia Militar participaram da reunião com representantes do Governo do RN para impedir paralisação (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)
Do G1 RN – Os servidores da segurança pública do Rio Grande do Norte voltaram atrás e decidiram que não vão mais paralisar as atividades na segunda-feira (13). A decisão aconteceu depois de uma reunião na tarde desta sexta-feira (10) entre os representantes dos servidores e do governo do estado, com intermédio do Ministério Público. Em assembleia, já realizada no início da noite, as associações representativas dos oficiais, praças da PM e Corpo de Bombeiros legitimaram o pacto.
Os funcionários do Estado se mobilizaram nestes últimos dias em virtude dos atrasos salariais que estão acontecendo mês após mês no Rio Grande do Norte. De acordo com a Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ABM-RN), ficou decidido que os salários de outubro em atraso dos servidores da segurança pública, ativos e inativos, serão pagos até a próxima sexta (17).
O acordo foi confirmado pelo Gabinete Civil do Governo do RN. No Twitter oficial da pasta, foi publicada a seguinte postagem:

https://twitter.com/GabCivilRN/status/929032953195319296?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Frn%2Frio-grande-do-norte%2Fnoticia%2Fseguranca-publica-do-rn-suspende-paralisacao-apos-acordo-para-pagamento-de-salarios-atrasados.ghtml

Pagamentos

Inicialmente, como forma de apaziguar a situação de atraso nos pagamentos, o Governo anunciou que os salários dos servidores ativos da segurança pública, mais os dos agentes penitenciários, cairiam na segunda (13), justamente no dia em que estava prevista a paralisação. Contudo, a categoria se mobilizou para conseguir que os aposentados e pensionistas também recebessem.

Após a reunião desta sexta (10), ficou definido que policiais civis, servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e agentes penitenciários da ativa recebem na segunda (13). Os policiais militares e bombeiros da ativa e também os inativos recebem na sexta (17). Ao todo, segundo o MP, são R$ 58 milhões.

Os inativos do ITEP, da Polícia Civil e dos agentes penitenciários não receberão neste momento. Segundo o que explica o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite, existe uma lei que proíbe que os militares da atida, aposentados e pensionistas recebam os salários em momentos diferentes.