Outubro Rosa começa com mutirão de mamografias no Rio Grande do Norte

Exames de mamografia são fundamentais para o diagnóstico do câncer de mama (Foto: Giliardy Freitas/ TV TEM)
Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu há quase 20 nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. No Rio Grande do Norte, o Grupo Reviver participa das ações e iniciou nesta quarta-feira (4) um mutirão de mamografias, principais exames para detecção do câncer de mama.
O mutirão, que é realizado em parceria com a Delfin Imagens, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Natal, percorrerá as quatro regiões administrativas da capital potiguar e irá também aos municípios de Taipu e Guamaré. A expectativa é de 70 atendimentos diários, sempre de 8h às 18h.
A ação começou pela Zona Leste de Natal, com a unidade móvel Savana Galvão estacionada na frente da Assembleia, no bairro de Cidade Alta. Lá, a unidade ficará até o dia 12.

Mulheres acima dos 50 anos devem levar cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência. Quem tem entre 40 e 49 anos, além destes documentos, deve portar também a solicitação do médico. Os laudos serão entregues nos mesmos locais onde os exames forem realizados conforme datas informadas às pacientes e calendário posteriormente divulgado à imprensa.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 57 mil novos casos no Brasil este ano, sendo este tipo de neoplasia a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo.

No Rio Grande do Norte, o INCA estima mais de 660 novos casos este ano, sendo um terço deles só em Natal. Desses, mais de 50% devem ser diagnosticados já em estágio avançado. Só na Liga, até o mês de julho deste ano, já foram detectados 343 novos casos de câncer de mama. Em 2016 foram diagnosticados 692 novos casos.