Nelter Queiroz sugere que Programa do Governo utilize mais leite de cabra

Segundo o parlamentar, a medida aqueceria a economia do Estado - Foto: João Gilberto
Buscando alternativas para amenizar os efeitos econômicos e sociais causados pela estiagem que aflige o Rio Grande do Norte, o deputado Nelter Queiroz (PMDB) propôs ao Governo do Estado, através de requerimento protocolado na Assembleia Legislativa, maior inclusão do leite caprino no Programa do Leite Potiguar (PLP). Segundo o parlamentar, a medida aqueceria a economia do Estado devido ao fortalecimento da caprinocultura, principalmente entre os micros e pequenos pecuaristas.

“A criação de cabras e bodes não necessita de grandes extensões territoriais nem de grandes investimentos financeiros e, muito menos, de altos índices pluviométricos para que esta se torne sustentável, tendo, assim, todas as condições favoráveis em território potiguar”, justifica ele.

Ainda de acordo com Nelter, a iniciativa também beneficiaria diversas famílias potiguares carentes, já que em alguns casos crianças, jovens e adultos apresentam algum tipo de intolerância ao leite bovino – atualmente oferecido no Programa do Leite em maior quantidade.

“O leite de cabra é uma ótima fonte nutritiva ao ser humano e seu consumo diário pode suprir até 1/3 das necessidades alimentares diárias de um ser humano adulto. Além disso, o estímulo à caprinocultura também beneficiaria a produção de vários produtos derivados do leite oriundo desses animais, diversificando e aquecendo ainda mais nossa economia”, destaca o deputado.