Cláudio Santos participa do “I Grito das Facções” ao lado do presidente da FIERN

Cláudio Santos estava acompanhado do presidente da FIERN, Amaro Sales - Foto: Divulgação
O desembargador do TJ/RN, Cláudio Santos participou neste sábado, dia 16 no ginásio poliesportivo em São José do Seridó, município da Região Seridó potiguar, do “I Grito das Facções”, audiência pública para debater o entendimento do MPT/RN, que compreendeu ser a Guararapes e não as facções a responsável pela contratação dos profissionais de costura terceirizados. Uma multidão acompanhou o protesto.
Com a decisão da instituição, pelo menos 62 unidades têxteis do Seridó, distribuídas pelas cidades de Parelhas, Cerro-Corá, São José do Seridó, São Vicente, Acari e Jardim do Seridó, e cerca de 2.600 trabalhadores, devem ser prejudicados. No processo movido contra a Guararapes, o Ministério Público do Trabalho pede o pagamento de uma indenização de R$ 38 milhões, correspondente à parte do lucro obtido pela empresa com o trabalho terceirizado das facções.
Cláudio Santos estava acompanhado do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, instituição que apoiou a criação do programa Pró-Sertão. Ainda prestigiaram o encontro, governador do RN, Robinson Faria (PSD); deputado federal Rogério Marinho (PSDB), os deputados estaduais: Hermano Morais (PMDB), Vivaldo Costa (PROS) e Nélter Queiroz (PMDB), além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região.
Pró-Sertão
Criado em 2013 pelo Governo do Estado em parceria com a FIERN e o SEBRAE, o Pró-Sertão estimula a interiorização da indústria têxtil do Rio Grande do Norte por meio da instalação de pequenas empresas (facções). Essas unidades são responsáveis por parte da produção, cabendo à empresa maior (Guararapes) finalizar e comercializar as peças.