Aliados se escondem para não avaliar gestão do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves

Johnny Costa, Homero Grec, Kleber Fernandes e Alvaro Dias (José Aldenir / Agora Imagens)
Do Portal Agora RN – O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) tem enfrentado muitas críticas desde que assumiu a gestão de Natal pela quarta vez. Algumas das principais queixas da população são o atraso dos salários dos servidores municipais e a utilização de recursos para realização de eventos culturais, como o “Natal em Natal” em tempos de crise. O Portal Agora RN/Agora Jornal tentou entrar em contato com os principais aliados do prefeito, na tentativa de se obter um balanço do que ele tem feito pela cidade e pelos principais setores de sua administração, como a Saúde e a Educação. A reportagem, todavia, não obteve sucesso.

Dos correligionários de Carlos Eduardo, a reportagem tentou contatar o vice-prefeito Álvaro Dias (PMDB); o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), Jonny Costa; o chefe da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Homero Grec, e o vereador Kleber Fernandes (PDT).

Destes, a reportagem obteve retorno apenas do vice-prefeito e do secretário da SEMSUR. De parte de Álvaro Dias, a assessoria do gestor explicou que ele prefere não se pronunciar quanto à administração de Carlos Eduardo por preferir “evitar os holofotes” e se focar em seus trabalhos como vice-prefeito. Jonny Costa, por sua vez, atendeu à ligação do Agora Jornal e afirmou estar em reunião. O secretário garantiu que retornaria a chamada, mas, até o fechamento desta matéria, não cumpriu sua palavra.

No caso do vereador Kleber Fernandes, a reportagem do Agora Jornal tentou entrar em contato diretamente com o parlamentar por seu telefone pessoal, mas não obteve êxito. Em seguida, a redação procurou a Câmara Municipal de Natal para ligar diretamente no gabinete do vereador. Ninguém, porém, atendeu no recinto de Kleber Fernandes. Finalmente, o chefe do gabinete do prefeito, Homero Cruz, não atendeu às ligações da reportagem.

Em meio ao desgaste administrativo que Carlos Eduardo vem enfrentando, o Agora Jornal foi atrás dos aliados mais próximos do prefeito que poderiam listar pontos positivos conquistados nesta nova gestão. O resultado obtido foi de não atendimento ou de não pronunciamento.

Os entrevistados foram escolhidos, em sua maioria, por ligações com alguns dos problemas que o prefeito enfrenta desde o início do ano. Homero Grec Cruz deixou a presidência do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (NatalPrev) em março deste ano – cerca de dois meses antes do prefeito desistir oficialmente de seguir retirando recursos do fundo de previdência com o intuito de pagar o funcionalismo. A novela, inclusive, fragilizou a, então, recém-reeleição do prefeito que, na época, havia ignorado parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e “sacado” R$ 15,8 milhões do NatalPrev – montante que é devolvido até hoje de forma parcelada sob determinação da Corte.

Em uma troca de secretarias com Homero, Jonny Costa deixou o Gabinete Civil para assumir a SEMSUR em junho deste ano, bem a tempo de ver sua secretaria ser exposta por investigação do Ministério Público do Rio Grande do Norte e da Operação Cidade Luz, que revelaram esquemas de corrupção e desvios de recursos dentro da pasta, referentes a contratos firmados com empresas de iluminação e decoração pública de Pernambuco.

Apesar do insucesso, o Agora Jornal segue à disposição de abrir seu espaço, caso os aliados do prefeito desejem expor suas opiniões sobre o desempenho de Carlos Eduardo Alves à frente da prefeitura de Natal.