“Melhor nome impossível”, diz Preto Aquino sobre filiação de Bolsonaro ao PEN

Preto Aquino, vereador de Natal, e Bolsonaro, deputado federal (José Aldenir / Agora Imagens)

Do Portal Agora RN – Cotado para disputar a Presidência da República em 2018, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) cresce como possível novo filiado ao Partido Ecológico Nacional (PEN). Após entrevistar o presidente potiguar da sigla, Luiz Gomes, e a vereadora Nina Souza, que se mostraram contrários a uma implantação de filosofias do deputado na legenda, o Portal Agora RN / Agora Jornal ouviu também o vereador Preto Aquino, que, a despeito de seus colegas, apoia a entrada de Bolsonaro no PEN. Nas palavras do parlamentar, “melhor nome impossível”.

“De minha parte, ele é sempre bem-vindo ao partido, haja vista a popularidade que tem. Tudo leva a crer que, se a eleição fosse hoje, Bolsonaro seria um dos fortes candidatos a ser presidente da República. Como parlamentar ligado ao partido, vejo com bons olhos a vinda dele. O PEN só teria a crescer. Hoje, são poucos os que o batem pelo voto e pelo povo, muito embora, diga-se de passagem, tudo seja apenas especulação – estamos muito distantes das eleições. Há, por exemplo, as chances dele se recandidatar como deputado federal, mas também a senador ou governador”, disse Preto.

O vereador se mostrou empolgado com uma possível filiação de Bolsonaro, principalmente porque crê que isso traria novos adeptos ao PEN. Preto revelou com exclusividade ao Agora Jornal que alguns vereadores do interior do Rio Grande do Norte e, até mesmo, de Natal, o consultaram sobre o deputado, demonstrando interesse em também se juntar ao partido.

“Com relação à filiação de Bolsonaro, melhor nome é impossível para o PEN. Com certeza o partido vai receber várias filiações novas. Eu já fui recentemente contatado por vereadores do interior e daqui mesmo de Natal, que disseram que se viessem a mudar de legenda, seria para o PEN, haja vista o nome de Bolsonaro ser muito forte. A nível de Brasil, o partido cresce e, consequentemente, no Rio Grande do Norte também”.

Questionado se concorda com o comportamento mais rígido de Bolsonaro para combater aquilo que acredita que precisa ser combatido, Preto admitiu que certas atitudes do deputado necessitam de ressalva. Por exemplo, Jair Bolsonaro já foi citado várias vezes na mídia como defensor da pena de morte. Preto Aquino, por sua vez, discorda.

“Ele defende uma bandeira da qual também me considero um dos principais defensores, que é a Segurança Pública – nesse ponto nossas filosofias se parecem. Mas sim, ele tem o jeito dele, e concordo desde que se respeitem os direitos da vida e da dignidade humana. Jamais eu seria a favor da pena de morte. São algumas situações que ele crê que sirvam para melhorar a segurança no Brasil. Não é em tudo, mas em boa parte acredito que ele tenha razão”, avalia.

De acordo com as últimas pesquisas, Bolsonaro tem cerca de 16% das intenções do voto brasileiro para a disputa do ano que vem. O deputado vem somando declarações polêmicas que têm conquistado seguidores e afastado outros potenciais eleitores. Sobre isso, Preto crê que é algo inerente ao ser político. “Qualquer político tem que ter bandeira e lado; tem que ter postura. Desagradar é natural, o político sempre vai desagradar. Ele vive disso”, finalizou.

Preto Aquino é o mais novo líder do PEN na Câmara Municipal de Natal, uma vez que Nina Souza assumiu como líder do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) em substituição ao vereador Ney Lopes Júnior (PSD), que tomou posse na última segunda-feira 31, como presidente em exercício da Casa.