“No meio de tanta ‘seboseira’, Bolsonaro é a única pessoa limpa”, opina empresário

Deputado Jair Bolsonaro em passagem por Natal - Foto: José Aldenir / Agora Imagens

Por Tiago Rebolo
Portal Agora RN

A passagem do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) pela capital potiguar, no final da semana passada, foi considerada “um sucesso” por empresários de orientação liberal ouvidos pela reportagem. Tanto para Emídio Melo quanto para Gustavo Rocha, a repercussão que a visita do parlamentar a Natal ganhou demonstra que sua agenda vai ao encontro do “que o Brasil está buscando”.

Na avaliação de Emídio, a presença massiva de apoiadores tanto na recepção ao presidenciável no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, quanto na palestra que ele ministrou em um hotel de Ponta Negra “evidenciaram que aquilo que a mídia prega dele não é verdade”.

“Ele é completamente diferente, tem muito mais qualidade do que o que a mídia propaga. A mídia fica batendo sempre na mesma tecla da homofobia e do problema com a deputada…”, comentou Emídio. “Esse sucesso mostra que a sociedade está valorizando quem tem ficha limpa e uma história de retidão”, emendou Gustavo.

Na quinta-feira, 8, cerca de 1.500 pessoas recepcionaram Jair Bolsonaro no aeroporto. À noite, a palestra reuniu o mesmo público na parte interna e outro grupo significativo de simpatizantes na área externa. Ele veio à capital do Rio Grande do Norte a convite da União Nordestina dos Plantadores de Cana de Açúcar e da Rede de Apoio à Democracia e Ações Republicanas do RN.

Além da repercussão em si, os empresários também comentaram a agenda de ideias apresentadas por Bolsonaro em solo potiguar. Segundo Gustavo Rocha, as sugestões do parlamentar para a resolução dos problemas do país, consideradas conservadoras, vão ao encontro da “ordem”. “Ele fala a linguagem que a população ordeira quer ouvir, contra essas minorias organizadas que querem se impor na sociedade”, afirma.

“Tudo passa pela moralização dos valores da família e pela moralização nas escolas. É preciso colocar as coisas nos seus devidos lugares”, opina Emídio Melo, que enxerga viabilidade em uma eventual candidatura de Bolsonaro à Presidência. “Ele é o único que eu vejo que é uma pessoa limpa. No meio de tanta ‘seboseira’, ele é o único contra o qual ninguém consegue falar algo sobre à idoneidade”, complementa.

Segundo Gustavo, as ideias de Bolsonaro, sobretudo as que visam à diminuição dos índices de criminalidade, representam medidas que agradam à população. “Chegamos aos níveis de violência mais altos do mundo. Do jeito que está não dá. Só se resolve se houver uma guinada de 180 graus. A atual legislação, que prilegia grupos terroristas e de esquerda, só serviu para armar vagabundos em detrimentos da população”, argumenta.

Entre as ideias sugeridas por Bolsonaro, estão o afrouxamento das restrições para o porte de armas, a redução da maioridade penal e a pena de castração química para estupradores. Além disso, ele prometeu, caso seja eleito presidente, valorizar os policiais militares, dando-lhes “retaguarda jurídica” em casos que envolvam a morte de criminosos em confronto. “Violência se combate com violência. Militar meu, em guerra, não senta no banco dos réus”, afirmou.