Marqueteiros implicam Henrique, Garibaldi e Fernando Freire em esquema de caixa 2

Mônica Moura citou nomes de Henrique, Garibaldi e Freire em delação - Reprodução

Os marqueteiros João Santana e Mônica Moura admitiram em vídeo ao Supremo Tribunal Federal que receberam pagamentos de caixa 2 envolvendo os nomes do ex-ministro do Turismo Henrique Alves (PMDB), do senador Garibaldi Alves (PMDB) e do ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire.

Segundo informou Mônica, ela recebeu pagamentos durante a campanha do PMDB ao governo potiguar no ano de 2002. Henrique, por sua vez, negou a delação da marqueteira, explicando que ele começou a convenção em junho, na época, participando como candidato a deputado federal, de modo que não poderia ter tratado de nenhum assunto relacionado a campanha para o governo do Rio Grande do Norte. A campanha rumo à Câmara dos Deputados, segundo Henrique, foi realizada por outros publicitários.

Preso há dois anos em Natal, Fernando Freire teria facilitado parte dos pagamentos de 2002 com a entrega de três imóveis em Natal das mãos de um empresário da construção civil, amigo do ex-governador.

Quanto ao senador Garibaldi, Mônico Moura explicou que ela e João Santana foram convidados pelo político para coordenador a campanha do PMDB no RN. Garibaldi, por sua vez, admitiu ter indicado o casal a Fernando Freire. Eles foram responsáveis pela vitória do ex-governador em 1998. O senador, contudo, garantiu que essa foi sua única participação na história, não tendo feito qualquer contato com os marqueteiros durante a campanha.