Choveu pouco mais de 400 mm nos quatro primeiros meses do ano em Jardim do Seridó

Chuva no Centro de Jardim do Seridó - Foto: Josimário Nunes/Blog A Fonte (Arquivo)

Em contato com a redação do Blog A Fonte, o coordenador municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, e também responsável pela coleta dos dados pluviométricos, José Ailson Dantas informa que o pluviômetro oficial da EMPARN, instalado na referida pasta no Centro de Jardim do Seridó, registrou 408 milímetros nos quatro primeiros meses do ano.

No mês de janeiro as precipitações somaram 57,9 mm. Em fevereiro foram 147,9 milímetros. Já em março as chuvas caídas somaram 129,8 mm e abril houve uma queda significativa em relação aos dois meses anteriores e o mês findou somente com 65,0 milímetros. Agora em maio só choveu no primeiro dia do mês. Foi registrada uma chuva de apenas 7,4 milímetros.

Apesar de está perto da média prevista pela EMPARN para 2017 no Seridó potiguar, até o momento as chuvas não foram suficientes para a recarga hídrica dos principais reservatórios: Barragem Passagem das Traíras e o Açude Zangarelhas (Poço Doce) que abastecem a cidade. A principal causa são os últimos cinco anos seguidos de seca. Neste mesmo período em 2016 já havia chovido mais de 480 milímetros.

Em Jardim do Seridó, a leitura é feita diariamente às 7 horas da manhã e segue rigorosamente as orientações do Setor de Meteorologia da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte).

Confira os registros pluviométricos no ano de 2017 em Jardim do Seridó:

Janeiro – 57,9 mm

Fevereiro – 147,9 mm

Março – 129,8 mm

Abril – 65,0 mm

Maio – 7,4 mm

Acumulado de chuvas até 1º de maio de 2017 – 408 milímetros.

> Acompanhe as notícias do Blog A Fonte pelas nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Veja os nossos vídeos no YouTube. Leia mais notícias em blogafonte.com.br e entre em contato com à redação pelo WhatsApp: (84) 99670-1507