Vivaldo Costa alerta prefeitos sobre combate ao Aedes aegypti

Deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) - Foto: Eduardo Maia

Em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (4), o deputado Vivaldo Costa (PROS) alertou sobre o perigo dos municípios enfrentarem um novo surto de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O deputado fez um apelo para que os gestores priorizem essa situação.

“Com a minha experiência de médico, há décadas atuando na saúde pública, quero aconselhar os novos prefeitos para que esse setor seja a prioridade número um. Os postos de saúde estão funcionando mal na maioria dos municípios e faltam médicos”, afirmou o parlamentar.

Vivaldo Costa disse ainda que num momento crítico, a população não irá cobrar dos auxiliares do prefeito, mas do próprio gestor. “O prefeito é quem entra pelo voto popular e só será reconduzido pelo voto, é preciso priorizar a saúde, porque é uma cobrança diária da população”, disse.

Vivaldo citou doenças como a dengue, o zyka vírus e a febre chikungunya. “Essas doenças estão matando e deixando crianças defeituosas, então precisa que os prefeitos se organizem, preparem suas equipes e sejam os comandantes”, afirmou.

O deputado voltou a mencionar o atraso nas obras da adutora de engate rápido e afirmou que, caso tivessem em execução pelo Governo do RN, através da CAERN, teriam mais agilidade do que estando sob a responsabilidade do DNOCS.

Medicina

O deputado está completando 50 anos de formatura em Medicina. Lembrou sua atuação como médico atuante em hospitais da capital e interior, bem como sua experiência como gestor, quando foi secretário de Saúde de Natal. “Durante esse tempo a minha luta foi para estruturar os serviços de saúde em Caicó e na região do Seridó, que enfrentaram muitas dificuldades”, disse Vivaldo.

Em aparte, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), enalteceu o seu trabalho como médico e também pelos mandatos exercidos na Casa pelo colega seridoense. “Ao longo dos meus quatro mandatos na Assembleia, pude testemunhar sua capacidade de trabalho. Vivaldo é um homem cordato, tem posição retilínea e sempre usa a sua palavra e sua voz como caixa de ressonância dos anseios populares, não só de Caicó, mas do Seridó’, disse Ezequiel.

O presidente da Assembleia mencionou também a experiência de Vivaldo Costa como Governador do RN. “Nunca esqueceu suas raízes, o seu povo. Quero parabenizá-lo e enaltecer esses 50 anos que muito nos orgulham. Além de salvar vidas, o deputado Vivaldo Costa usa da política como instrumento para fazer o bem comum”, afirmou Ezequiel Ferreira.

O presidente do Legislativo do RN também externou sua preocupação com a escassez de água e citou a atuação da Casa a fim conseguir mais celeridade nas obras da Transposição para o RN. Ezequiel citou que uma comissão parlamentar irá amanhã (5) a Brasília, para tratar do assunto com a bancada federal.